Classificação climática da microrregião de Recife – PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v4i2.6507

Resumo

Objetivou-se analisar as características climáticas e o regime hídrico anual da microrregião de Recife–PE. Foram utilizados valores mensais da precipitação de 1967 a 2017 de 8 estações. Para a realização do BHC foi adotado a CAD de 100 mm. Os resultados demostraram períodos seco e chuvoso bem definidos com precipitação de 1.566 mm/ano e temperatura média do ar de 25,1ºC, com amplitude de 3,3°C. Verificou-se diminuição gradual da precipitação, ETP, ETR, EXC e reposição hídrica, bem como um aumento da DEF no sentido leste–oeste. Esses parâmetros foram importantes para compreensão da alteração de umidade no solo e para obtenção dos tipos climáticos com base nos índices de umidade, aridez, hídrico e ETP do verão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eberson Pessoa Ribeiro, Instituto Federal de Pernambuco- IFPE- Brasil

Doutor em Ciências Geográficas pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS) pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), unidade de ensino superior da Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Ensino da Geografia e a Questão Ambiental pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO) e Licenciado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM/UPE). Professor do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Elvis Bergue Mariz Moreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia-UFOB- Bahia, Brasil

Pós-doutorado (2016)  pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco PPGEO-UFPE. Atualmente é Professor Adjunto C-I, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, onde foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Geografia (2018-2019). Possui atuação na área de Geotecnologias e experiência com Sensoriamento Remoto aplicado ao monitoramento de recursos naturais implementados ao Algoritmo de Balanço de Energia da Superfície (SEBAL), em estimativas de parâmetros biofísicos, CO2 fluxo, componentes do balanço de radiação, energia e evapotranspiração real em imagens

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

NASCIMENTO, G. V. S.; RIBEIRO, E. P.; MOREIRA, E. B. M. Classificação climática da microrregião de Recife – PE. Geopauta, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 124-145, 2020. DOI: 10.22481/rg.v4i2.6507. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6507. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos