Retrato preliminar do território do alto sertão sergipano pelos dados do censo agropecuário 2017
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v4i3.6748Palavras-chave:
Alto sertão sergipano. Censo agropecuário. Agricultura familiar.Resumo
O conhecimento sobre a dinâmica econômica rural do território brasileiro consiste em um ponto fundamental em um país em que a produção agropecuária se destaca como principal setor econômico e é a principal fonte de sobrevivência de famílias de baixa renda. O presente artigo consiste em um retrato preliminar sobre o espaço rural baseado nos dados do censo agropecuário realizado em 2017-2018, limitando-se ao recorte espacial do Território de Planejamento do Alto Sertão de Sergipe. Para realização de tal estudo, foram selecionadas tabelas especificas disponíveis pelo Sidra – Censo agropecuário, utilizando-se variáveis que representassem o quadro geral da área de estudo, relacionadas especialmente a estrutura fundiária, lavouras temporárias e permanentes e a produção pecuária.
Downloads
Metrics
Referências
AGROPECUÁRIO, IBGE Censo. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2017.
ARAÚJO, Hélio Mário de. Clima e Condições meteorológicas. SANTOS, Vera Maria dos. Geografia de Sergipe. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2012.
BRASIL, Lei. 11.326, de 24 de Julho de 2006. Estabelece as diretrizes para formulação da política nacional da agricultura familiar e empreendimento familiares rurais, Diário Oficial da União-Seção, p. 1-25, 2006.
CAMARGOS, L. R.; GOIS, R. M.; NÓBREGA, W. Anuário Socioeconômico de Sergipe. Grupo de Pesquisa em Análise de Dados Econômicos. Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe. Ano, p. 2526-895, 2017.
DELGROSSI, M.E. Algoritmo para delimitação da agricultura familiar no censo agropecuário 2017, visando a inclusão de variável no banco de dados do censo, disponível para ampla consulta. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Brasília. Disponível em <https://sidra.ibge.gov.br/Content/ Documentos/CA/Metodologia%20Agricultura%20 familiar%20(IBGE)%20DelGrossi%20final%205jun2019.pdf>. Acesso em: 10/04/2020.
SANTOS, L. Elder. Contribuições teóricas sobre os principais sistemas meteorológicos em sergipe. Revista Geonorte, v. 3, n. 8, p. 502–514-502–514, 2012.
MUÑOZ, A.M; PINTO, A. F; NASCIMENTO, C.G. Plano de desenvolvimento regional do estado de Sergipe. Editora IABS, Brasília-DF, Brasil - 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.