Qualificação técnica e produtividade local: (re)pensando o território cearense através da rede de educação profissional integrada ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v4i3.6853

Palavras-chave:

Educação Profissional. EEEPs. Território.

Resumo

O presente trabalho analisa a política educacional do ensino médio integrada à educação profissional no Ceará, sobretudo, no que refere às Escolas Estaduais de Educação Profissional – EEEPs. Estas instituições foram criadas com propósito de expandir a formação técnica aos municípios que detêm atividade produtiva local ou que estão localizadas em um Arranjo Produtivo Local – APL. A filosofia dessas escolas é baseada numa gestão empresarial que busca resultados e produtividade, que objetiva transpor a lógica do mundo dos negócios às escolas, assim, firmando a parceria entre a iniciativa privada com a gestão pública. Os resultados demostram que a expansão gradativa das EEEPs (2008-2019) se tornou uma política pública com finalidade de levar cursos técnicos a territórios considerados “economicamente produtivos” e estrategicamente localizados.

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Biografia do Autor

Francisco Ariel dos Santos Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA-Ceará-Brasil

Mestrando em Geografia – Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) –

Glauciana Alves Teles, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Doutora em Geografia - Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professora do curso de Geografia e do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

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Publicado

2020-10-07

Como Citar

SILVA, F. A. dos S.; TELES, G. A. Qualificação técnica e produtividade local: (re)pensando o território cearense através da rede de educação profissional integrada ao ensino médio. Geopauta, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 195-209, 2020. DOI: 10.22481/rg.v4i3.6853. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/6853. Acesso em: 30 nov. 2020.