Material educativo sobre educação do solo: da produção acadêmica às ações de extensão na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v5i1.7008Palavras-chave:
Educação em solos, Práticas pedagógicas, Materiais didáticosResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa e extensão sobre “Educação em Solos” projeto que consiste em conhecer, instrumentalizar e propagar a temática, evidenciando novas formas de estudar e avaliar ensino de solos, sobretudo na educação básica. Busca-se, ainda, incentivar a troca de informações e experiências entre as instituições de ensino e pesquisa. A análise dos recursos/materiais didáticos é realizada pelos alunos, através de visitas, que são reaziadas de forma monitorada no Laboratório de Pedologia e Processos Erosivos em Estudos. Após as visitas, são aplicados questionários para os visitantes, para fins de avaliação dos produtos. Desta feita, é possível constatar o valor dos recursos didáticos produzidos, bem como o envolvimento positivo do público alvo da pesquisa.
Downloads
Metrics
Referências
ANTUNES, C. Novas maneiras de ensinar - novas formas de aprender. Rio de Janeiro: Artmed, 2002.
COSTA FALCÃO, C. L. Programa de Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar. In: Extensionando: cultivando saber na escola e na Universidade. Sobral: Edições Universitárias da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KISHIMOTO, M. T. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LESPCH, I. F. Formação e Conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, 1932.
LIMA, V. C. et al. Projeto solo na escola: o solo como elemento integrador do ambiente no ensino fundamental e médio. Expressa Extensão: 7: 1-6., 2002.
MUGGLER, C. C.; SOBRINHO. F. A. P; MACHADO. V. A. Educação em Solos: Princípios, Teoria e Métodos. R. Bras. Ci. Solo, 30:733-740, 2006.
ROMANATTO, M. C. O livro didático: alcances e limites. In: ENCONTRO PAULISTA DE MATEMÁTICA, 7, 2004, São Paulo. Anais... São Paulo, 2004. Disponível em: <www.sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas.../mr19-Mauro.doc>. Acesso em: 04 set. 2010. P. 1-11.
RUELLAN, A. Pedologia e desenvolvimento: a ciência do solo ao serviço do desenvolvimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1988, Campinas. Anais... Campinas: SBCS, 1988. p. 405-414.
RUELLAN, A.; DOSSO, M. L’analyse structural de la coverture pédologique: origenes et consequences. Regards sur le sol. Paris: Foucher, 1993.
SILVA, C. S.; COSTA FALCÃO, C. L.; FALCÃO SOBRINHO, J. O estudo do solo no livro didático de Geografia. Revista Homem Espaço e Tempo, Sobral, Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual Vale do Acaraú, ano 2, n. 1, 2008.
VÍDEOS de Programa Solo na Escola/UFPR. Projeto Solo na Escola. Paraná: Vímeo, c2017. Disponível em: <http://vimeo.com/user8999548/videos>. Acesso em: 12 fev. 2013.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.