Educação/trabalho na relação cidade-campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i2.2021.e7996

Palavras-chave:

Educação; Urbano; Campo; Terra; Camponês.

Resumo

O urbano é propagado como o espaço moderno, enquanto o campo passou a ser sinônimo do atraso e nesse mesmo contexto é inserida a educação nos dois espaços. Assim, o objetivo consiste em analisar a relação cidade/campo a partir do vai e vem dos filhos dos camponeses para uma escola de tempo integral urbana e o que essa mobilidade ocasiona na reprodução social do sujeito camponês. Para alcançar o objetivo proposto, traçou-se como percurso metodológico, desde pesquisa bibliográfica a trabalho de campo. A partir dos dados e informações coletadas, foi possível entender que o Estado propicia escolas no campo, mas com professores que muitas vezes, reproduzem o modo de educação urbana.

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Biografia do Autor

Raimunda Aurea Dias de Sousa, Universidade de Peranmbuco- UPE- Petrolina - Brasil

Professora Associada da UPE/Campus Petrolina com titulo de Livre Docência,  pesquisadora dos grupos de pesquisa - GPECT – Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais - UFS e Grupo de Pesquisa em sociedade e Natureza no Vale do São Francisco - UPE. Professora do Colegiado de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da UPE/Petrolina. Coordena o Centro de Estudos Agrarios - CEA na mesma Instituição. http://lattes.cnpq.br/8523758772313782

Daniel Coelho Rodrigues, Universidade de Peranmbuco- UPE- Petrolina - Brasil

Graduado em Geografia e Graduando em Pedagogia pela UPE/Petrolina - Especialista em Geografia, Meio Ambiente e História pela Faculdade Futura - Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - UPE Campus Petrolina. Professor efetivo da Secretaria Municiapl de Educação de Petrolina PE.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

SOUSA, R. A. D. de; RODRIGUES, D. C. Educação/trabalho na relação cidade-campo. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e7996, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i2.2021.e7996. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/7996. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos