Padrões locacionais de escolas públicas e particulares e relação com áreas com diferentes níveis de renda em Presidente Prudente - SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i2.2021.e8212

Palavras-chave:

Produção do Espaço Urbano, Agentes Produtores do Espaço, Escolas, Padrões Locacionais, Presidente Prudente

Resumo

A produção desigual das cidades surge como reflexo da atuação diferenciada de agentes produtores do espaço, cada qual interesses distintos. O reflexo disso, dentre outros, é distribuição diferenciada de equipamentos, como estabelecimentos de ensino. O objetivo deste artigo é a identificação de padrões locacionais de escolas públicas e privadas em Presidente Prudente e a relação com áreas classificadas de acordo com rendimentos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento locacional das escolas públicas e privadas, extraídos da SEDUC, e classificação de áreas de acordo com rendimentos mensais, informação coletada no IBGE – censo de 2010. As escolas públicas possuem uma distribuição pulverizada na cidade, as escolas privadas situam-se concentradas em poucas áreas, principalmente aquelas nas quais os citadinos possuem rendimentos maiores.

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Biografia do Autor

Laércio Yudi Watanabe Silva, Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente, São Paulo,Brasil

Mestrando em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, São Paulo, Brasil

Wilians Ventura Ferreira Souza, Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente, São Paulo,Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Presidente Prudente – SP
Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Presidente Prudente – SP
Pesquisador e Colaborador da REDE DATALUTA BRASIL
Pesquisador e Colaborador do Centro de Memória e Hemeroteca Sindical “Florestan Fernandes” – CEMOSi
Pesquisador e Colaborador do Núcleo de Estudos Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA
Pesquisador e Colaborador do Observatório de Mortes LGBTI+ no Brasil

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

SILVA, L. Y. W. .; SOUZA, W. V. F. . Padrões locacionais de escolas públicas e particulares e relação com áreas com diferentes níveis de renda em Presidente Prudente - SP. Geopauta, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e8212, 2021. DOI: 10.22481/rg.v5i2.2021.e8212. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8212. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos