Paisagem e aula de campo
DOI:
https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e8929Palavras-chave:
Paisagem, Aula de campo, Ensino Fundamental, Formação cidadãResumo
O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica quanto a evolução do conceito de paisagem na Ciência Geográfica, o uso do conceito de paisagem no Ensino Fundamental atrelado a aula de campo, bem como uma análise da Base Nacional Comum Curricular, a fim de verificar em qual ano do Ensino Fundamental seria mais adequado a aplicação de uma aula de campo relacionada à paisagem, com uma perspectiva local. Sendo assim, o objetivo central do trabalho é ressaltar a importância da aula de campo no Ensino Básico, aliada ao estudo do conceito de paisagem em escala local, possibilitando proporcionar aos educandos se perceberem como agentes nos espaços em que vivem o que contribui no processo ensino-aprendizagem e também na atuação cidadã.
Downloads
Metrics
Referências
BNCC, Base Nacional Comum Curricular. A Base. 2018. Brasilia, Mec 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 27 jun. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_15.12.2016/ind.asp>. Acesso em:2 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 2 jul. 2020.
CALLAI, H. C. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (org.). Geografia em sala de aula práticas e reflexões. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS; Associação dos Geógrafos Brasileiros-Seção Porto Alegre, 2010. p. 77-82.
CASTRO, J. R. B. de. Atividades de campo em Geografia: diferentes (re)leituras do espaço social a partir de um recorte regional- críticas, reflexões e proposições. In: PORTUGAL, J. (org.). Educação geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 205-220.
CLAVAL, P. A Paisagem dos Geógrafos. In: CORREA, R. L. ROSENDAHL, Z. (Org.). Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2004, p.13-74.
CONCEIÇÃO, R. N. da; PASSOS, H. dos S. O conceito de paisagem e suas dissonâncias. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPEG, 11., 2015, Presidente Prudente, SP. Anais... Presidente Prudente, SP: UFGD, 2015. Disponível em: <http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/>. Acesso em: 5 ago. 2019.
HOLZER, W. Uma discussão fenomenológica sobre os conceitos de paisagem
elugar, território e meio ambiente. Revista Território, Rio de Janeiro, n. 3. p. 77-85. jul./dez.1997. Disponível em: <http://www.laget.eco.br/territorio/sumario_03.htm>. Acesso em: 2 nov. 2019.
LACOSTE, Yves. A pesquisa e o trabalho de campo: um problema político para os pesquisadores, estudantes e cidadão. Boletim Paulista de Geografia: Trabalho de campo, São Paulo, n. 84, p.77-92, jul. 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/issue/view/57>. Acesso em: 2 out. 2020.
LUCHIARI, M. T. D. P. A (re)significação da paisagem no período contemporâneo. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Paisagem, imaginário e espaço. São Paulo: EDUERJ, 2001. p. 9-28.
NEVES, K. F. T. V. Os trabalhos de campo no ensino de Geografia: reflexões sobre a prática docente na educação básica. Ilhéus: Editus, 2010. 139p.
OLIVEIRA, C. D. M. de; ASSIS, R. J. S. de. Travessias da aula em campo na geografia escolar: a necessidade convertida para além da fábula. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 1, 2009. Disponível em:<http://www.scielo.br>. Acesso em: 20 jul. 2019.
PÁDUA, L. A Geografia de Yi-Fu Tuan: essências e persistências. 2013. 208 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-09122013-114313/pt-br.php>. Acesso em: 6 nov. 2019.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado, fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 21-26. Capítulo 5.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Da Revista Geopauta e do(s) Autor(es)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Dos Direitos Autorais
Os autores mantêm os direitos autorais de forma irrestrita e concedem à Geopauta a primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado em CC BY.que permite que outros compartilhem com reconhecimento da autoria de cada autor na publicação inicial nesta revista.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Geopauta adota a política de Acesso Livre em Conformidade com o Acesso Aberto- OAC recomendado pelo DOAJ e em conformidade com os Critérios SciELO, sob uma licença Creative Commons CC By Attribution 4.0 International License, permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou vincule aos textos completos dos artigos, rastreie-os para indexação, passe-os como dados para software ou use-os para qualquer outra finalidade legal.
Geopauta atribui a licença CC BY. onde é permitido sem restrições:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial. desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.