Paisagem e aula de campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v6.e2022.e8929

Palavras-chave:

Paisagem, Aula de campo, Ensino Fundamental, Formação cidadã

Resumo

O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica quanto a evolução do conceito de paisagem na Ciência Geográfica, o uso do conceito de paisagem no Ensino Fundamental atrelado a aula de campo, bem como uma análise da Base Nacional Comum Curricular, a fim de verificar em qual ano do Ensino Fundamental seria mais adequado a aplicação de uma aula de campo relacionada à paisagem, com uma perspectiva local. Sendo assim, o objetivo central do trabalho é ressaltar a importância da aula de campo no Ensino Básico, aliada ao estudo do conceito de paisagem em escala local, possibilitando proporcionar aos educandos se perceberem como agentes nos espaços em que vivem o que contribui no processo ensino-aprendizagem e também na atuação cidadã.

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Biografia do Autor

Tereza G. N. Torezani Fontes , Universidade EStadual de Santa Cruz-UESC- Bahia-Brasil

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Professora Assistente do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais-Curso de Geografia da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus, Bahia

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Publicado

2023-04-03

Como Citar

PATERNOSTRO, N. N. de .; FONTES , T. G. N. T. Paisagem e aula de campo. Geopauta, [S. l.], v. 6, p. e8929, 2023. DOI: 10.22481/rg.v6.e2022.e8929. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/8929. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos