Análise da declividade da malha cicloviária projetada para Londrina/PR utilizando técnicas de geoprocessamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rg.v5i1.8056

Palavras-chave:

declividade, Londrina, Infraestrutura cicloviária

Resumo

O Programa Bicicleta Brasil, do extinto Ministério das Cidades - Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (BRASIL, 2007) recomenda que inclinações superiores a 5% sejam evitadas pelos ciclistas no deslocamento urbano por se tratar de um transporte movido a esforço físico. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é verificar as condições de declividade da malha cicloviária projetada pelo município de Londrina (IPPUL, 2006;2013;2019;2020) utilizando a estratégia de geração de um Modelo Digital de Elevação (MDE) e operações altimétricas em um software de geoprocessamento aplicados à malha. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que 40,6% da malha proposta contempla uma inclinação abaixo de 5%.