Código de Ética

 

INTERMATHS: Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar - 2020

O Código de Ética da INTERMATHS: Revista de Matemática e Interdisciplinar deve ser seguido pelos autores, revisores e editores. Também recomendamos dar uma olhada nas normas éticas do COPE (Comitê de Ética em Publicações):   http://publicationethics.org/resources/code-conduct  

Deveres dos Autores

  • Originalidade e plágio : os autores dos manuscritos enviados à  INTERMATHS: Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar  garantem que o trabalho submetido é original e que os próprios manuscritos não contêm extratos de outros autores, nem contêm outros fragmentos de obras escritas publicadas anteriormente (pelos mesmos autores). Além disso, os autores confirmam a veracidade dos dados, nomeadamente que os dados empíricos não foram alterados para verificar hipóteses.
  • Publicações múltiplas e / ou repetitivas : o autor não deve publicar artigos que repetem os mesmos resultados da pesquisa em mais de uma revista científica. A proposta simultânea da mesma contribuição para múltiplas revistas científicas deve ser considerada eticamente imprópria e repreensível.
  • Lista de fontes : o autor deve sempre fornecer a indicação correta das fontes e contribuições mencionadas no artigo.
  • Autoria : em termos de autoria da obra, os autores garantem que há a inclusão daqueles indivíduos que deram uma contribuição cientificamente significativa e intelectual para a conceituação e planejamento da obra, e também deram uma contribuição para a interpretação da os resultados e a própria redação do artigo.
  • Acesso e retenção : se os editores considerarem adequado, os autores dos artigos devem disponibilizar também as fontes ou os dados em que se baseia a pesquisa, para que possam ser mantidos por um período de tempo razoável após a publicação e, eventualmente, torná-la acessível.
  • Conflito de interesses e divulgação : todos os autores são obrigados a declarar explicitamente que não há conflitos de interesses que possam ter influenciado os resultados obtidos ou as interpretações propostas. Os autores também devem indicar as agências de fomento à pesquisa e / ou o projeto que deu origem ao artigo.
  • Erros em artigos publicados : quando um autor em seu artigo identifica um erro significativo ou imprecisão, deve informar prontamente os editores da revista e fornecer-lhes todas as informações necessárias para listar as correções relevantes. Todos os autores são obrigados a fornecer retratações ou correções de erros, em caso de detecção.
  • Responsabilidade : todos os autores assumem a responsabilidade pelo que escreveram. Os autores garantem que revisaram os materiais mais atualizados e relevantes sobre o assunto, levando em consideração a natureza dual das diferentes correntes de pensamento.

Deveres dos Revisores

  • Contribuição para a decisão editorial : a revisão por pares é um procedimento que auxilia os editores na tomada de decisões sobre os artigos propostos e também permite ao autor melhorar a contribuição enviada para publicação. Os revisores estão empenhados em realizar uma revisão crítica, honesta, construtiva e imparcial da qualidade científica e literária do trabalho escrito, ou seja, com base em suas habilidades e conhecimentos individuais.
  • Respeito ao tempo : o árbitro que não se sentir adequado para a tarefa proposta ou que não consiga finalizar a avaliação da contribuição proposta no tempo programado deve notificar prontamente os coordenadores. Os revisores comprometem-se a avaliar os trabalhos no mínimo tempo possível de forma a respeitar os prazos estipulados, ou seja, visto que  a política da INTERMATHS para a guarda de documentos pendentes é limitada no sentido de respeitar os autores e os seus trabalhos.
  • Confidencialidade : cada manuscrito de leitura atribuído deve ser considerado confidencial. Portanto, esses textos não devem ser discutidos com outras pessoas sem a permissão explícita dos editores.
  • Objetividade : a revisão por pares deve ser conduzida de maneira objetiva. Qualquer julgamento pessoal sobre os autores das contribuições é considerado impróprio. Os árbitros devem apresentar razões adequadas para seus julgamentos. Os revisores apresentarão um relatório completo e crítico com referências adequadas de acordo com o   protocolo de revisão da INTERMATHS e as normas públicas estabelecidas para os revisores, especialmente se sugerir a rejeição do artigo. Eles são obrigados, caso saibam, a informar aos editores se seções substanciais do trabalho foram publicadas anteriormente ou se estão sendo revisadas por outra publicação.
  • Exibição do texto : os revisores comprometem-se a indicar com precisão as referências bibliográficas de obras fundamentais eventualmente negligenciadas pelo autor. O revisor também deve relatar aos editores quaisquer semelhanças ou sobreposições entre o texto recebido e outros trabalhos de seu conhecimento.
  • Conflito de interesses e divulgação : as informações confidenciais ou obtidas durante o processo de revisão por pares devem ser consideradas confidenciais e não podem ser usadas para fins pessoais. O referee não deve aceitar na leitura de artigos para os quais haja conflito de interesse devido a prévia colaboração ou competição com o autor e / ou sua instituição.

Deveres dos Editores

  • Decisões sobre a publicação : os editores asseguram a seleção dos revisores e especialistas cientificamente mais qualificados para emitir uma apreciação especializada e crítica do manuscrito, com o menor nível de viés possível. A INTERMATHS opta por selecionar entre 2 e 5 revisores para cada manuscrito de forma a garantir uma maior objetividade no processo de revisão. A decisão final para publicação é tomada pelo Editor Chefe.
  • Honestidade : os editores avaliam os artigos submetidos para publicação apenas com base no mérito científico do conteúdo, sem discriminação de raça, gênero, orientação sexual, religião, etnia, nacionalidade, opinião política dos autores.
  • Confidencialidade : os editores e membros do grupo de trabalho se comprometem a não divulgar as informações relativas aos artigos submetidos para publicação a outras pessoas que não o autor, os revisores e o editor. Os editores e o Conselho Editorial se comprometem a manter a confidencialidade dos manuscritos, de seus autores e revisores, de forma que o anonimato preserve a integridade intelectual de todo o processo.
  • Conflito de interesses e divulgação : os editores se comprometem a não utilizar em suas pesquisas o conteúdo de artigos submetidos para publicação sem o consentimento por escrito do autor.
  • Respeito ao prazo : os editores são responsáveis ​​pelo cumprimento dos prazos de revisão e publicação dos trabalhos aceitos, de forma a garantir a rápida divulgação de seus resultados. Além disso, os manuscritos não serão aceitos em listas de espera sem fim sem serem publicados na edição seguinte. Isso evitará que a Revista tenha um banco de manuscritos em lista de espera.
  • Plágio e má conduta : Caso o Conselho Editorial detecte ou seja informado sobre plágio ou má conduta de pesquisa, a Revista pode retirar o artigo do site e tratar as denúncias de maneira adequada.