Investigando os significados e representações semióticas dos números racionais trabalhados no livro didático do 6º ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10321

Palavras-chave:

Significados, Representações, Semióticas, Números racionais

Resumo

O presente estudo trata-se de um recorte do TCC da autora deste artigo que teve como objetivo investigar os significados e os registros de representações dos números racionais que são trabalhados no livro didático do 6º ano do ensino fundamental tomando como base a Teoria dos Registros de Representações semióticas e algumas pesquisas sobre os significados e registros de representações semiótica dos números racionais. Com o intuito de alcançar tal objetivo foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com elementos quantitativos, de cunho descritiva com aplicação estratégica. O significado mais trabalhado foi o parte-todo. Em relação aos registros de representações semióticas dos números racionais, o mais utilizado foi o registro de representação simbólico fracionário. Entre as conversões a mais trabalhada foi a que tem como registro de partida o registro de representação geométrico bidimensional e o de chegada o simbólico fracionário. Portanto conclui-se que o professor não deve se prender somente ao livro didático, mas sim deve ter um olhar crítico e analítico buscando novas ferramentas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

[1] V. L. Merlini, ”O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental”. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

[2] C. T. D. Souza, O Livro Didático e suas implicações no processo educativo sob a perspectiva docente. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 2018.

[3] L. V. Moutinho, “Fração e seus diferentes significados: um estudo com alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental”, 193f, Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

[4] M. C. Romanatto, ”Número Racional: Relações necessárias à sua compreensão,”Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

[5] M. J. F. D. Silva, Sobre a introdução do conceito de números fracionário. PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.

[6] R. Duval, “Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo”, Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, vol. 07, no. 2, pp. 266–297, 2012.

[7] F. A. F. Silva, “Abordagem dos números racionais no Exame Nacional do Ensino Médio–ENEM”, Universidade Federal Rural De Pernambuco – UFRPE, 2013.

[8] A. Santos, “O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental”196f, Dissertação (Mestrado em Educação matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

[9] M. M. D. Oliveira, “Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses”. In: Como fazer projetos, relatorios, monografias, dissertacoes e teses, pp. 190-190, 2003.

[10] E. Bianchini, Matemática - Bianchini : manual do professor / Edwaldo Bianchini. São Paulo: Moderna, 9th ed., 2018.

[11] Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Leandro, M. das D. Q. M. ., & Silva, F. A. F. . (2022). Investigando os significados e representações semióticas dos números racionais trabalhados no livro didático do 6º ano do ensino fundamental. Intermaths, 3(1), 260-278. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10321

Edição

Seção

Artigos