Investigando os significados e representações semióticas dos números racionais trabalhados no livro didático do 6º ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10321Palavras-chave:
Significados, Representações, Semióticas, Números racionaisResumo
O presente estudo trata-se de um recorte do TCC da autora deste artigo que teve como objetivo investigar os significados e os registros de representações dos números racionais que são trabalhados no livro didático do 6º ano do ensino fundamental tomando como base a Teoria dos Registros de Representações semióticas e algumas pesquisas sobre os significados e registros de representações semiótica dos números racionais. Com o intuito de alcançar tal objetivo foi utilizada a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com elementos quantitativos, de cunho descritiva com aplicação estratégica. O significado mais trabalhado foi o parte-todo. Em relação aos registros de representações semióticas dos números racionais, o mais utilizado foi o registro de representação simbólico fracionário. Entre as conversões a mais trabalhada foi a que tem como registro de partida o registro de representação geométrico bidimensional e o de chegada o simbólico fracionário. Portanto conclui-se que o professor não deve se prender somente ao livro didático, mas sim deve ter um olhar crítico e analítico buscando novas ferramentas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
[1] V. L. Merlini, ”O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental”. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
[2] C. T. D. Souza, O Livro Didático e suas implicações no processo educativo sob a perspectiva docente. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF, 2018.
[3] L. V. Moutinho, “Fração e seus diferentes significados: um estudo com alunos das 4ª e 8ª séries do ensino fundamental”, 193f, Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
[4] M. C. Romanatto, ”Número Racional: Relações necessárias à sua compreensão,”Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.
[5] M. J. F. D. Silva, Sobre a introdução do conceito de números fracionário. PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
[6] R. Duval, “Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo”, Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, vol. 07, no. 2, pp. 266–297, 2012.
[7] F. A. F. Silva, “Abordagem dos números racionais no Exame Nacional do Ensino Médio–ENEM”, Universidade Federal Rural De Pernambuco – UFRPE, 2013.
[8] A. Santos, “O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental”196f, Dissertação (Mestrado em Educação matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
[9] M. M. D. Oliveira, “Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses”. In: Como fazer projetos, relatorios, monografias, dissertacoes e teses, pp. 190-190, 2003.
[10] E. Bianchini, Matemática - Bianchini : manual do professor / Edwaldo Bianchini. São Paulo: Moderna, 9th ed., 2018.
[11] Brasil, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).