A formação de professores no âmbito de competências do raciocínio geométrico: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10477

Palavras-chave:

Raciocínio geométrico., Conhecimento matemático., Pensamento geométrico., Conhecimento didático., Formação de professores.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão de literatura no âmbito de um projeto de doutoramento, em curso, que incide sobre o conhecimento e competências geométricas de professores de Matemática, no sentido de sustentar investigação sobre um programa de formação contínua de professores angolanos. Teve como objetivo caraterizar práticas de formação de professores de Matemática em contexto de Geometria. Foram estabelecidos cinco termos de pesquisa, que coincidem com as palavras-chave, em três diferentes línguas cujas fontes foram seleccionadas tendo em conta a garantia de qualidade, apoiando-se para tal na escolha de bases de dados e repositórios para pesquisa tendo em consideração critérios previamente definidos para a composição do corpus documental composto por 15 artigos desenvolvidos em diferentes contextos, que foram objeto de análise. Um dos resultados da análise efetuada colocou em evidência o parco conhecimento geométrico dos professores, o que sugere a necessidade de projetar ações específicas de formação em contexto de raciocínio geométrico nos atuais planos de formação contínua de professores de Matemática visando, por um lado, potenciar o professor com conhecimentos e habilidades para melhor lecionar as matérias sobre estes conteúdos e, por outro, despertar no aluno o interesse pela Geometria.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Encarnação, A., Neto, T., & Breda, A. (2022). A formação de professores no âmbito de competências do raciocínio geométrico: uma revisão de literatura. Intermaths, 3(1), 279–293. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10477

Edição

Seção

Artigos