Os Registros de Representação Semiótica e a Teoria De Conjuntos: uma análise de um capítulo de um livro didático.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10682

Palavras-chave:

Livro didático, Teoria de conjuntos, Registro de representação semiótica

Resumo

Os diversos tipos de representação semiótica são de grande relevância para compreender o desenvolvimento cognitivo dos sujeitos no que concerne à apropriação dos saberes matemáticos. Assim, as diferentes representações de um objeto matemático possibilitam a resolução e a comunicação de resultados obtidos em uma atividade. Para tanto, levanta-se a seguinte problematização: como são apresentados os diversos tipos de representações semióticas no capítulo de conjuntos de um livro didático (LD). Para responder a essa questão, buscou-se investigar como os registros de representação semiótica (RRS) são articulados no decorrer do capítulo de conjuntos de um LD e se essas coordenações proporcionam a conversão ou tratamento. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa pela interpretação de Bogdan e Biklen, ancorada na análise documental, como processo de coleta de informação, na acepção de Tozoni- Reis. Dessa forma, buscou-se analisar o capítulo de conjuntos de um LD, obra aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2021. O referido capítulo foi analisado à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), de Raymond Duval. Ao final dessa análise, constatou-se que o capítulo de conjuntos articula vários tipos de RRS e estes proporcionam a coordenação entre registros, bem como a conversão. Por fim, conclui-se que, apesar de o capítulo analisado proporcionar a coordenação entre registros, é necessário que os estudantes sejam estimulados a explorar mais de um registro de representação, fazendo, sempre que conveniente, a conversão de um registro em outro.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Boneli Velten, M., & Henrique Gualandi, J. . (2022). Os Registros de Representação Semiótica e a Teoria De Conjuntos: uma análise de um capítulo de um livro didático. Intermaths, 3(1), 243-259. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10682

Edição

Seção

Artigos