Potencialidades pedagógicas de um jogo digital para o ensino de Regressão Linear

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11415

Palavras-chave:

Jogos digitais, Ensino de Matemática, Regressão Linear

Resumo

O presente trabalho versa sobre jogos digitais no Ensino da Matemática e tem como objetivo investigar as potencialidades pedagógicas de um jogo digital para o ensino de regressão linear. Esse estudo se justifica pelas questões culturais de os jogos digitais fazerem parte do cotidiano dos estudantes, sejam eles da Educação básica ou superior, além das indicações e apontamentos pelos documentos orientadores da educação sobre uso dessas ferramentas em aulas de matemática. Os procedimentos metodológicos seguem uma abordagem qualitativa e foi utilizada a metodologia Softmat para avaliar as potencialidades pedagógicas de um jogo digital para o ensino de regressão linear. Os resultados obtidos a partir da avaliação mostram que o jogo digital avaliado nesse trabalho é adequado para uso em sala de aula, pois obteve 79% de adequação aos quesitos avaliados na metodologia Softmat.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Silva Góes, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, Brasil

Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da  Universidade Estadual de Santa Cruz. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Professor efetivo da Secretaria de Educação do estado da Bahia, atuando no Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, Jaguaquara-BA. Desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação, Jogos (digitais e analógicos) no Ensino e na Aprendizagem da Matemática, Educação Matemática e Modelagem Matemática. E-mail: eduardogoes.mat@gmail.com

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Góes, L. E. S. (2022). Potencialidades pedagógicas de um jogo digital para o ensino de Regressão Linear. Intermaths, 3(2), 101-107. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11415

Edição

Seção

Artigos