O estilo do livro didático de matemática e sua relação com ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i2.11871Palavras-chave:
EditorialDownloads
Metrics
Referências
C. B. Boyer, “História da Matemática”, Trad. Elza Gomide, São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
L. M. P. Imenes, “Um Estudo Sobre o Fracasso do Ensino e da Aprendizagem da Matemática”, Dissertação de Mestrado, Rio Claro: UNESP, 1989.
Y. Chevalard, M. Bosch and J. Gascón, “Estudar Matemáticas – O elo perdido entre o ensino e a aprendizagem”, Porto Alegre: ARTMED, 2001.
T. Kumon, “Estudo Gostoso de Matemática – O segredo do Método Kumon”, Trad. Silvia Shiota, 5th, São Paulo: Ediouro, 1998.
A. Zabala, “Enfoque globalizador e pensamento complexo”, Porto Alegre: ARTMED, 2002.
M. L. M. Gomes, “Um livro didático da França iluminista: a Aritmética de Condorcet, Zetetiké: Campinas, Unicamp/CEMPEM, vol.9, no.1-2, 2001. [Online]. Available: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646936
G. G. Granger, “Filosofia do Estilo”, Trad. Scarlett Marton, São Paulo: Perspectiva, 1974.
Principais obras didáticas examinadas
Outsiders
M. de Condorcet, “Moyens d’apprendre à compter sûremant et avec facilité”, Edição póstuma de 1854. [Online]. Available: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k5828975s/f16.item.texteImage
R. H. Jacobs, “Elementary Algebra”. New York: W. H. Freeman & Co., 1979.
M. P. Liberman et al. “Fazendo e compreendendo Matemática”, vol. 5ª a 8ª séries. São Paulo: Solução, 1997.
School Mathematics Study Group, “Matemática–Curso collegial”, vols 1, 2, 3. Trad. Lafaiete de Moraes e Lydia Condé Lamparelli, São Paulo: USAID e Universidade de Brasília, 1964.
F. Trotta, L. M. Imenes and J. Jakubovic, “Matemática Aplicada – 2º Grau”, vol. 1st, 2nd and 3rd, São Paulo: Moderna, 1979.
“Cartesianos”
L. Courrieu et al., “Math”, vol. 6th, 5th and 4th classes, Paris: Delagrave, 1992.
J. Malaval, D. Courbon et al., “Transmath”, vol. 6th, 5th and 4th classes, Paris: Nathan, 2001.
J. Malaval et al., “Transmath”, vol. 6th, 5th and 4th classes, Paris: Nathan, 2013.
“Pragmáticos”
A. Andrini and M. J. Vasconcellos, “Praticando Matemática”, São Paulo: Editora do Brasil, 2012.
J. R. Giovanni et al., “A conquista da Matemática”, São Paulo: FTD, 2013. (Várias edições anteriores, também foram consultadas e são significativamente diferentes.)
G. Iezzi et al., “Matemática e realidade”, São Paulo: Atual, 2015. (Várias edições anteriores, também foram consultadas e são significativamente diferentes.)
G. Iezzi et al., “Matemática”, (volume único para Ensino Médio), São Paulo: Atual, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).