Análise da constituição do Jogo Copos das Frações sob Perspectiva da Abordagem Instrumental
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7330Palavras-chave:
Sequência didática, Aprendizagem lúdica, Operações com frações, Ensino fundamentalResumo
Este relato de experiência apresenta discussões relacionadas às ações de um subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência sobre a confecção e aplicação de um jogo intitulado Copos das Frações, desenvolvido com o objetivo de revisitar as noções de frações equivalentes e operações com frações em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A Abordagem Instrumental fundamentou a elaboração deste recurso didático e viabilizou meios para que, através do processo de gênese instrumental, o jogo se constituísse como um instrumento efetivo para a aprendizagem das noções de frações supracitados. O design qualitativo da metodologia aplicada deu suporte para a realização de da análise subjetiva do processo de constituição do jogo, a partir da elaboração de uma Sequência Didática. Além disso, permitiu concluir que a revisitação de conceitos de objetos matemáticos já trabalhados em aulas tradicionais, em particular, as frações numéricas, pelos estudantes, utilizando jogos oferece maior visibilidade e formação de um ambiente colaborativo para produção do conhecimento matemático.
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