Um mosaico dos trabalhos publicados nos anais do SIPEM: foco nos livros didáticos e nos materiais curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7395

Palavras-chave:

Mapeamento, Livro Didático, Material Curricular, Educação Matemática

Resumo

Os livros didáticos desempenham um papel importante no ensino e na aprendizagem de Matemática, pois são considerados como tradutores do currículo de um país, evidenciando os padrões políticos, econômicos, culturais e de conhecimento de uma sociedade. Assim, estimamos como relevante um olhar criterioso para esse recurso. Este texto é o resultado de um estudo que teve como objetivo identificar quais focos temáticos sobre livros didáticos têm emergido nos trabalhos publicados nos anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Para tanto, realizamos uma investigação com abordagem qualitativa, em que empregamos a análise documental nos anais do referido evento. Mapeamos e descrevemos as publicações e, como resultado, identificamos que é marcante a presença de pesquisas destinadas à análise do livro didático, por haver carência de pesquisas que tratem do seu uso e de como os livros didáticos são produzidos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Perovano, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia / Universidade Estadual Paulista, Rio Claro

Doutoranda em Educação Matemática (UNESP). Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Pesquisa TeorEMa - Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática. Desenvolve estudos e pesquisas sobre Formação de Professores, Livros Didáticos de Matemática e Processos de Ensino e de Aprendizagem da Matemática.

Douglas Ribeiro Guimarães, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro

Mestrando em Educação Matemática Universidade Estadual Paulista (Unesp)

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Perovano, A. P., & Ribeiro Guimarães, D. (2020). Um mosaico dos trabalhos publicados nos anais do SIPEM: foco nos livros didáticos e nos materiais curriculares . Intermaths, 1(1), 34-51. https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7395

Edição

Seção

Artigos