Arquivo Permanente da Escola de Minas de Ouro Preto : documentação para pesquisa em História da (Educação) Matemática no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7404

Palavras-chave:

História da Matemática, Arquivos Escolares, Escola de Minas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar e ressaltar a possibilidade de pesquisa em parte da documentação do Arquivo Permanente da Escola de Minas de Ouro Preto referente à matemática no período de 1876, fundação da instituição, até o último quarto do século XIX. Discutimos a importância de arquivos para as pesquisas historiográficas, especialmente, os escolares. As principais informações são referentes a exames de admissão à escola com resoluções de candidatos e atas, provas de cursos preparatórios com resoluções e folhas utilizadas como rascunho pelos estudantes, além de documentações periféricas que auxiliam na análise do contexto em que a instituição se insere. O arquivo da primeira instituição de ensino de geologia no Brasil representa uma mina que contém fontes relevantes para a área de História da (Educação) Matemática no Brasil.

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Biografia do Autor

Davidson Paulo Azevedo Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro. Professor de Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e/ou suas Relações com a Educação Matemática.

Sergio Roberto Nobre, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro

Doutor em História da Matemática pela Sektion Mathematik e Karl Sudhoff Institut da Universidade de Leipzig, Alemanha. Atualmente é Vice-Reitor da UNESP. Livre-Docente em História da Matemática pela UNESP. Membro Efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris).

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Azevedo Oliveira, D. P., & Roberto Nobre, S. (2020). Arquivo Permanente da Escola de Minas de Ouro Preto : documentação para pesquisa em História da (Educação) Matemática no Brasil. Intermaths, 1(1), 20-33. https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7404

Edição

Seção

Artigos