Um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático Simetria Ortogonal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.7429

Palavras-chave:

Transformações Geométricas, Objeto Matemático, Simetria Ortogonal

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma tese de doutorado já concluída, em que realizamos um estudo sobre o objeto matemático Transformações Geométricas no plano, mais especificamente sobre a Simetria Ortogonal. Inicialmente, apresentamos alguns elementos do desenvolvimento histórico e epistemológico das Transformações Geométricas no plano, seguido pela importância do grupo das Transformações Geométricas na classificação das geometrias e, por fim, um estudo sobre a simetria ortogonal. O objetivo desse estudo era compreender o objeto matemático Simetria Ortogonal tanto do ponto de vista histórico quanto epistemológico, para isso, foi necessário abranger um campo de conhecimento maior. O artigo favorece o entendimento da importância de professores e futuros professores de matemática compreenderem a Simetria Ortogonal não apenas como a simetria no objeto, em que se explora o papel do eixo de simetria em figuras geométricas, suas características em elementos da natureza e sua influência no mundo das artes, mas também o objeto matemático Simetria Ortogonal em que se deve estudar sua definição e propriedades matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BOYER, C.B. História da Matemática. Trad. Elza F. Gomide, 2ª ed. São Paulo: Edgar Blücher, 1996.

GALIULIN, R. V. To the 150th Anniversary of the Birth of Evgraf Stepanovich Fedorov (1853–1919): Irregularities in the Fate of the Theory of Regularity. Crystallography Reports, Vol. 48, n. 6, p. 899–913. Moscou, Rússia, 2003.

JAHN, A. P. Des transformations des figures aux transformations ponctuelles: étude d'une séquence d'enseignement avec Cabri-géomètre II. Relations entre aspects géométriques et fonctionnels en classe de Seconde. 1998. Tese (doutorado em Didática da Matemática). Universidade Joseph Fourier Grenoble I. França. 1998.

EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Editora da Unicamp. 3ª edição. Campinas, São Paulo. 2002.

SILVA, C. V. A prática docente e sua influência na construção de conceitos geométricos: um estudo sobre o ensino e a aprendizagem da simetria ortogonal. 2015. 322 f. Tese (doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo, 2015.

CHASLES, M. Aperçu Historique sur l’origine et le développement des méthodes en géométrie. Secunde Edition. Gauthier-villars, imprimeur libraire, 1875. Paris. França.

COXETER, H. S. M; GREITZER, S. L. Geometry Revisited. The Mathematical Association of America. Washington. USA. 1967.

PIAGET, J; GARCIA, R. Psicogênese e história das ciências. Trad. Maria Fernanda de Moura Rebelo Jesuíno, 1ª ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1987.

BIRKHOFF, G. BENNETT, M. K. Felix Klein and his Erlanger Programm. History and philosophy of modern mathematics, 145-176, Minnesota Stud. Philos. Sci. XI, Univ. Minnesota Press, Minneapolis, MN, 1988.

LIMA, E. L. Coordenadas no plano com as soluções dos exercícios. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, IMPA, Rio de Janeiro, 2002.

LIMA, E. L. Isometrias. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, IMPA, Rio de Janeiro, 1996.

PASTOR, A. J.; RODRIGUES, A. G. El grupo de lãs Isometrias del Plano. Coleção Educacíon Matemática em secundaria. Editorial Síntesis. Espanha, 1995.

ALVES, S.; GALVÃO, M. E. E. L. Um estudo geométrico das transformações elementares. São Paulo: IME/USP. 1996.

GRENIER, D. Construction et étude du fonctionnement d’un processus d’enseignement sur la symétrie orthogonale en sixiême. 1988. Tese (doutorado em Didática da Matemática). Universidade Joseph Fourier Grenoble I. França, 1988.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, C. V., & Almouloud, S. A. . (2021). Um estudo histórico e epistemológico sobre o objeto matemático Simetria Ortogonal. INTERMATHS, 2(1), 71-87. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.7429

Edição

Seção

Artigos