O material manipulável em conversões entre representações do número racional e suas implicações nos fenômenos de não congruência e heterogeneidade dos sentidos
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7594Palavras-chave:
Conversão, Congruência, Manipulável, Números RacionaisResumo
Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC-UFPE), cujo objetivo foi investigar, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, limites e possibilidades no uso de material manipulável concreto em conversões entre representações de números racionais. Um experimento piloto, com a utilização de quatro materiais desse tipo, integrou o percurso metodológico e resultou na escolha do Material Dourado Adaptado para o aprofundamento da análise e a conclusão do trabalho. Neste recorte, o foco será a discussão das implicações da utilização desse material manipulável concreto e da regra de correspondência a ele associada nos exercícios de conversões entre representações semióticas do número racional no que concerne aos fenômenos de não congruência e heterogeneidade dos sentidos. Os resultados da pesquisa apontaram que a mediação do material dourado adaptado reduziu as dificuldades causadas pela mudança no sentido e pela variação de congruência e não-congruência nas conversões propostas. Demonstraram ainda que a aplicação da regra de codificação associada ao manipulável no caminho resolutivo pode ser aplicada a estas conversões não importando o sentido em que estejam.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.
R. Duval. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da
compreensão em matemática. In: S. D. A. Machado. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus , 2003, p.11-33.
R. Duval. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar - os registros de representações semióticas. T.M.M. Campos (org.). Tradução de M.A. Dias. São Paulo: PROEM, 2011.
R. Duval. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat, Florianópolis, v.7, n.2, p.266-297, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p266
N. R. Fernandes et al. Número racional e seus diferentes significados. Anais do 2º SIPEMAT, pp.1-22, 2008. Disponível em: http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/SIPEMAT08/artigos/CO-134.pdf.
V. Gitirana; J. Carvalho. A metodologia de ensino e aprendizagem nos livros didáticos de matemática. In: J.B.P.F de Carvalho (coord.), Coleção Explorando o Ensino, Matemática, v.17, Brasília: MEC/SEB, 2010.
S. A. Lorenzato. Laboratório de ensino de matemática e materiais didático manipuláveis. In: S. A. Lorenzato. (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
W. J. A. Melo. Conversões entre representações de números racionais: limites e possibilidades no uso de material manipulável. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019.
A. M. S. Turrioni. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores, dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INTERMATHS: Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).