O material manipulável em conversões entre representações do número racional e suas implicações nos fenômenos de não congruência e heterogeneidade dos sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7594

Palavras-chave:

Conversão, Congruência, Manipulável, Números Racionais

Resumo

Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco (EDUMATEC-UFPE), cujo objetivo foi investigar, à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, limites e possibilidades no uso de material manipulável concreto em conversões entre representações de números racionais. Um experimento piloto, com a utilização de quatro materiais desse tipo, integrou o percurso metodológico e resultou na escolha do Material Dourado Adaptado para o aprofundamento da análise e a conclusão do trabalho. Neste recorte, o foco será a discussão das implicações da utilização desse material manipulável concreto e da regra de correspondência a ele associada nos exercícios de conversões entre representações semióticas do número racional no que concerne aos fenômenos de não congruência e heterogeneidade dos sentidos. Os resultados da pesquisa apontaram que a mediação do material dourado adaptado reduziu as dificuldades causadas pela mudança no sentido e pela variação de congruência e não-congruência nas conversões propostas. Demonstraram ainda que a aplicação da regra de codificação associada ao manipulável no caminho resolutivo pode ser aplicada a estas conversões não importando o sentido em que estejam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington José de Arruda Melo, Secretaria de Educação de Recife/PE

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife, Pernambuco.

Rosinalda Aurora de Melo Teles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998.

R. Duval. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da

compreensão em matemática. In: S. D. A. Machado. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus , 2003, p.11-33.

R. Duval. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar - os registros de representações semióticas. T.M.M. Campos (org.). Tradução de M.A. Dias. São Paulo: PROEM, 2011.

R. Duval. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat, Florianópolis, v.7, n.2, p.266-297, 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p266

N. R. Fernandes et al. Número racional e seus diferentes significados. Anais do 2º SIPEMAT, pp.1-22, 2008. Disponível em: http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/SIPEMAT08/artigos/CO-134.pdf.

V. Gitirana; J. Carvalho. A metodologia de ensino e aprendizagem nos livros didáticos de matemática. In: J.B.P.F de Carvalho (coord.), Coleção Explorando o Ensino, Matemática, v.17, Brasília: MEC/SEB, 2010.

S. A. Lorenzato. Laboratório de ensino de matemática e materiais didático manipuláveis. In: S. A. Lorenzato. (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

W. J. A. Melo. Conversões entre representações de números racionais: limites e possibilidades no uso de material manipulável. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019.

A. M. S. Turrioni. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores, dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

Downloads

Publicado

2020-11-30

Como Citar

Melo, W. J. de A., & Teles, R. A. de M. (2020). O material manipulável em conversões entre representações do número racional e suas implicações nos fenômenos de não congruência e heterogeneidade dos sentidos. INTERMATHS, 1(1), 119-131. https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7594

Edição

Seção

Dossiê