Congruência Semântica: implicações didáticas no ensino da regra dos sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7603

Palavras-chave:

Congruência Semântica, Ensino, Números Negativos, Regra dos Sinais

Resumo

O ensino da regra dos sinais, sob o ponto de vista didático, encontra problemas. O modelo comercial, muito utilizado para o ensino das propriedades aditivas, pode contribuir para a formação de obstáculos para o ensino das propriedades multiplicativas dos inteiros relativos. O modelo comercial encontra no fenômeno da congruência semântica, que é um fenômeno semiótico e cognitivo que mede o grau de transparência entre duas representações semióticas, uma forte oposição por conta de uma associação codificada entre verbos e sinais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, propondo-se a analisar a congruência semântica em situações de ensino da regra dos sinais numa turma do 7o ano do ensino fundamental. Como resultado, aponta-se que as situações de ensino em que a congruência semântica se destacou da equivalência referencial, exigiu um custo cognitivo maior quando comparado aos casos em que a congruência semântica incidiu com a equivalência referencial. Percebe-se que o nível de transparência entre duas representações semióticas precisa ser considerado no processo de ensino e aprendizagem da regra dos sinais.

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Biografia do Autor

Selma Felisbino Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/ UFSC, Professora de Matemática na Rede Pública Estadual de Educação de Santa Catarina.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática, Professor Titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.

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Publicado

2020-11-30

Como Citar

Hillesheim, S. F., & Thadeu Moretti, M. . (2020). Congruência Semântica: implicações didáticas no ensino da regra dos sinais. Intermaths, 1(1), 101-118. https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7603

Edição

Seção

Dossiê