Modelagem matemática para o estudo de função afim: uma possibilidade de aprendizagem a partir da conta de água
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v1i1.7607Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Função Afim, Teoria de Registros de Representação SemióticaResumo
O presente trabalho tem por objetivo expor os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do 1.º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Ituiutaba – MG, que buscou investigar as potencialidades e as limitações de uma intervenção de ensino a partir da análise da conta de água desses estudantes, seguindo os pressupostos da Modelagem Matemática e da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O estudo de cunho qualitativo e quantitativo contou com a participação de 30 alunos que, durante dezesseis encontros, realizaram atividades que possibilitaram modelar o consumo d’água nas residências no município de Ituiutaba. As tarefas propostas pautaram-se pela possibilidade do uso das atividades cognitivas de conversão e tratamento, referentes à teoria de Raymond Duval. Diante dos registros obtidos foi evidenciado que, em atividades com tratamentos de registros numéricos, os alunos demonstraram melhor desempenho do que usando a conversão de registros. Diagnosticou-se, ainda, que a transição do registro algébrico para o registro gráfico do objeto matemático (função afim) apresenta uma dificuldade para os alunos. Em outra perspectiva, os estudantes passaram a ter uma atitude crítica diante dos resultados encontrados, a ponto de descobrirem que no município são cobradas tarifas diferentes dependendo do bairro e que, para a primeira faixa de consumo, o indivíduo que atingiu um menor consumo real paga a mesma quantia daquele que consumiu mais.
Downloads
Metrics
Referências
J C. Barbosa, Modelagem na educação matemática: uma perspectiva, in: Encontro Paranaense de Modelagem em Educação Matemática, 1, 2004b, Londrina, Anais, UEL, Londrina, 2004, 1 CD-ROM.
R. C. Bassanezi, Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia, Contexto, São Paulo, 2002.
M. A. V. Bicudo, Pesquisa Qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica, in: M. C. Borba, J. L. Araujo, Pesquisa qualitativa em educação matemática, Autêntica, Belo Horizonte, 2004, pp. 99-112.
M. S. Biembengut, Modelagem matemática & implicações no ensino-aprendizagem de matemática, Furb, Blumenau, 1999.
M. S. Biembengut, N. Hein, Modelagem matemática no ensino, 5. ed., Contexto, São Paulo, 2009.
C. E. P. Brumano, A modelagem matemática como metodologia para o estudo de análise combinatória, 2014.
J. W. Creswell, Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto, Trad. M. Lopes, Artmed, Porto Alegre, 2010.
U. D’Ambrosio, Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática, Ed. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1986.
R. Duval, Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática, in: S. D. A. Machado, Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica, Papirus, Campinas, 2003, pp. 11-33.
R. Duval, Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales, Trad. M. V. Reestrepo, Peter Lang, Universidade Del Valle, 2004.
R. Duval, Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência, Trad. M. T. Moretti, Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 7 (2012) 1, 97-117.
R. Duval, Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento, Trad. M. T. Moretti, Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, 7 (2012) 2, 266-297.
O. Fachin, Fundamentos da metodologia, Saraiva, São Paulo, 2005.
P. Freire, Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa, 30. ed., Paz e Terra, São Paulo, 2004.
G. Granger, A razão, 2. ed., Difusão Europeia do Livro, São Paulo, 1969.
Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Matemática, Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1998.
C. C. Prodanov, E. C. Freitas, Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico, 2. ed., Feevale, Novo Hamburgo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INTERMATHS: Revista de Matemática Aplicada e Interdisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).