Imaginação Pedagógica, Educação Matemática e Inclusão: em busca de possibilidades para aulas de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.8595

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação de Professores, Ensino de Geometria, Educação Inclusiva

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre o processo de Imaginação Pedagógica, no qual licenciandos em Matemática imaginaram aulas de Matemática em uma perspectiva inclusiva, durante a participação em um grupo de estudos sobre Educação Matemática e Inclusão. O grupo foi organizado em dois momentos. O primeiro deles foi destinado a leituras e discussões sobre Educação Inclusiva. No segundo momento, os participantes se dedicaram à imaginação de aulas de Matemática sob a ótica da inclusão, para turmas em que estivessem presentes, ao menos, um estudante com deficiência. No exemplo aqui analisado, as aulas visavam trabalhar um conteúdo de geometria, com uma turma do 2º ano do Ensino Médio. A discussão acerca do processo de Imaginação Pedagógica teve como base as descrições dos elementos imaginados: a escola, as turmas, os alunos e as aulas. Para compor estes elementos, os participantes se basearam nas experiências de vida compartilhadas por cada um. As aulas imaginadas tinham como características a realização de atividades investigativas em grupos e a interação entre os estudantes. A Imaginação Pedagógica possibilitou que os futuros professores pudessem pensar em caminhos para que as aulas de Matemática sejam mais inclusivas e desenvolvessem um olhar mais atento e aberto às diferenças.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Lima, P. C. (2021). Imaginação Pedagógica, Educação Matemática e Inclusão: em busca de possibilidades para aulas de Matemática. Intermaths, 2(1), 121-137. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i1.8595

Edição

Seção

Artigos