Matemática: a ciência dos padrões e da demonstração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8930

Palavras-chave:

Padões, Demonstração, GeoGebra

Resumo

Este artigo retoma a discussão da importância do uso de justificativas, provas e demonstrações no Ensino Básico. A fim de justificar uma mesma igualdade, são utilizados diferentes argumentos, em exemplos que podem ser apresentados aos alunos do Ensino Fundamental. O software GeoGebra é usado na obtenção de argumentos visuais que permitem intuir as fórmulas usuais para o cálculo dos volumes do cone e da esfera.

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Biografia do Autor

João Domingos Gomes da Silva Junior, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ, Brasil

Mestre em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é professor do Colégio Pedro II, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio e no curso de pós-graduação na formação de professores. É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - NEPEM.

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ, Brasil

Doutora em Matemática pela Universidade deAveiro – Portugal. É professora do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ–Brasil,onde atua na Educação Básica e nos cursos de formação de professores da pós-graduação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - NEPEM.

Daniele Simas Pereira Alves, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM) e SME São Gonçalo - RJ, Brasil

Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Atualmente é professora do município de São Gonçalo e professora do Colégio Santa Teresa de Jesus, no Rio de Janeiro, onde atua na Educação Básica. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - NEPEM.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva Junior, J. D. G. da ., Gaspar Cerveira da Costa, L. M. ., & Simas Pereira Alves, D. . (2021). Matemática: a ciência dos padrões e da demonstração. Intermaths, 2(2), 156-177. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8930

Edição

Seção

Dossiê