Matemática: a ciência dos padrões e da demonstração
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8930Palavras-chave:
Padões, Demonstração, GeoGebraResumo
Este artigo retoma a discussão da importância do uso de justificativas, provas e demonstrações no Ensino Básico. A fim de justificar uma mesma igualdade, são utilizados diferentes argumentos, em exemplos que podem ser apresentados aos alunos do Ensino Fundamental. O software GeoGebra é usado na obtenção de argumentos visuais que permitem intuir as fórmulas usuais para o cálculo dos volumes do cone e da esfera.
Downloads
Metrics
Referências
I. Vale, P. Palhares, I. Cabrita, A. Borralho. "Os padrões no ensino e aprendizagem de álgebra". Lisboa, SEM-SPCE, 2007.
http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/1416/1/Padr%C3%B5es%20Caminha.pdf
L. Lee, An initiation into algebraic culture through generalization activities. in Approaches 473 to algebra - Perspectives for Research and Teaching, 1th ed. vol.18, Springer Netherlands, pp. 87-106, 1996. https://doi.org/10.1007/978-94-009-1732-3
L.A. Steen, "The science of patterns", Science, vol. 240, Issue 4852, pp. 611-616, 1988. 476 https://doi.org/10.1126/science.240.4852.611
R. Zazkis, P. Liljedahl, "Generalization of patterns: The tension between algebraic thinking and algebraic notation". Educational Studies in Mathematics, vol. 49, Issue 3, pp. 379-402, 2002.
K. Devlin, Matemática: a ciência dos padrões, Porto: Porto Editora, 2002.
Brasil, Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2017.
Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino Fundamental: terceiro e quarto ciclos, Ministério da Educação - MEC/SEF, Brasília, 1998.
C. C. Ripoll, S. A. Carvalho, O pensamento matemático na Escola Básica, Zetetiké-FE, Unicamp, vol. 21, no. 40, pp. 149-161, jul./dez. 2013.
C. Ripoll, O Pensamento Matemático na Escola Básica. Palestra proferida em 02 de julho de 2020. Youtube. DisponÃvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=o1hMvagF3j4>. Acesso em: 26 de jun. 2021.
E. P. Trevisan, Contribuições da lógica do desenvolvimento matemático de Imre Lakatos ao trabalho com provas e demonstrações no ensino de Matemática, Revista Educação Cultura e Sociedade, Sinop/MT, vol. 3, no. 1, pp. 136-148, jan./jun. 2013.
B. D'Amore, Elementos de Didática da Matemática, São Paulo: Editora Livraria da Física, Brasil, 2007.
S. A. Almouloud, Prova e demonstração em Matemática: problemática de seus processos de ensino e aprendizagem. in Portal do GT 19 da ANPEd, Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação. 30ª reunião. Caxambú - MG. 2007. pp. 1-18.
P. Boero, Theorems 498 in School: From History, Epistimology and Cognition to the Classroom Practice, Sense Publishers, Rotterdam, 2007.
NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e Normas para a Matemática Escolar, Lisboa, Associação de Professores de Matemática, 2008.
R. A. Barlati, Demonstrações em Matemática: uso do raciocínio lógico, Caderno Pedagógico, Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2011.
Brasil, Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2018.
D. C. Morais Filho, Um convite à Matemática: Fundamentos Lógicos, com Técnicas de Demonstração, Notas Históricas e Curiosidades, Campina Grande: EDUFCG, 2007.
J. Boaler, O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso, Tradução de Daniel Bueno, Porto Alegre: Penso, 2019.
E. Belfort, "Contando quadrados em tabuleiros de xadrez", Revista do Professor de Matemática, vol. 69, pp. 36-41, 2009.
D. W. L. Rodrigues, "O ensino de geometria com base na exploração de jogos e desafíos: um experimento com alunos de design", Ph.D. Dissertation, Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
R. B. Nelsen, Proofs Whitout Words: Exercises in Visual Thinking, Lewis and Clark College, Portland, Oregon, 1993.
Raymond Duval. "Argumenter, demontrer, expliquer: continuite ou rupture cognitive?", Petit X, no. 31, pp.37-61, 1992-1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 INTERMATHS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All content of Revista INTERMATHS/Journal INTERMATHS is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC-BY 4.0).