Diferentes abordagens para calcular integrais reais

Autores

  • Marina Lima Departamento de Matemática Aplicada - IMECC - Unicamp, Campinas-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8520-4306
  • Edmundo Capelas de Oliveira Departamento de Matemática Aplicada - IMECC - Unicamp, Campinas-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9487

Palavras-chave:

Teorema dos Resíduos, Lema de Jordan, Funções Analíticas, Integrais Reais

Resumo

Apresentamos três distintas maneiras de abordar uma integral real, uma classe de integrais, pois a integral depende de dois parâmetros. A primeira maneira utiliza um resultado geral, um teorema; a segunda as variáveis complexas, através do teorema dos resíduos e o lema de Jordan, enquanto a terceira maneira consiste em um artifício por meio de funções reais, sem utilizar o plano complexo. O objetivo é fazer com que o estudante escolha a melhor forma de abordar essa classe de integrais, ou eventualmente, propondo uma outra maneira diferente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Lima, Departamento de Matemática Aplicada - IMECC - Unicamp, Campinas-SP, Brasil

Doutoranda em Matemática Aplicada no Instituto de Matemática e Estatística e Computação Científica da Unicamp. Atualmente trabalha com a formulação e análise de modelos epidemiológicos utilizando cálculo integrodiferencial e funções especiais.

Edmundo Capelas de Oliveira, Departamento de Matemática Aplicada - IMECC - Unicamp, Campinas-SP, Brasil

Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez pós-doutorado junto à Università di Perugia, Itália. Atualmente é Professor Titular junto ao Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística e Computação Científica da Unicamp. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Métodos Matemáticos da Física, atuando principalmente nos temas: cálculo integrodiferencial fracionário, funções especiais, funções analíticas e equações diferenciais.

Referências

Vaz Jr, J. e De Oliveira, E. C. Métodos Matemáticos, Volume 1, 1ªed. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

De Oliveira, E. C. e Rodrigues Jr., W. A. Funções Analíticas com Aplicações, 1ªed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2005.

Churchill, R. V. Variáveis Complexas e suas Aplicações, 1ªed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo-Editora McGraw-Hill do Brasil, 1975.

Ablowitz, M. J. and Fokas, A. S. Complex Variables: Introduction and Applications, in Cambridge Texts in Applied Mathematics, 1 st ed. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

Vaz Jr, J. e De Oliveira, E. C. Métodos Matemáticos, Volume 2, 1ªed. Campinas: Editora da Unicamp, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Lima, M., & Capelas de Oliveira, E. (2021). Diferentes abordagens para calcular integrais reais. INTERMATHS, 2(2), 91-105. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9487

Edição

Seção

Artigos