As placas veiculares e a relação com a Função Exponencial: uma experiência na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9771

Palavras-chave:

Ensino remoto, Formação inicial, Função exponencial

Resumo

O presente trabalho visa relatar a experiência vivenciada por licenciandos de Matemática no desenvolvimento de uma oficina intitulada “Um tour pela história das placas veiculares e sua relação com a função exponencial”, a qual foi realizada no período pandêmico, por meio do ensino remoto no Colégio Estadual Isaías Alves, na cidade de Poções - Bahia. A oficina faz parte de uma das ações de extensão do Laboratório de Ensino de Matemática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e teve como objetivo aproximar o licenciando em Matemática do contexto escolar. Nesse relato foram apresentados os momentos da oficina, bem como as práticas que estes graduando desenvolveram no contexto do ensino remoto. O trabalho traz reflexões acerca das contribuições das ações de extensão na formação inicial de professores, além de pensar sobre o trabalho de temáticas do cotidiano relacionadas com conteúdos matemáticos e o uso de tecnologias digitais no contexto da aula de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nadia Alves Brito, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDCEM) da UESB.

Jérfesson Santos Moreira, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

Jabson Costa Santos, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é integrante do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Doutor em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho”(UNESP)/Rio Claro (2020) e professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) (2012). Líder do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

Referências

MENEZES. J. P. C.. Contribuição da extensão universitária na formação inicial docente em ciências biológicas. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG. Belo Horizonte. V.8. n.1. p. 75-85. 2020.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão. Resolução nº 10/1995, de 22 de fevereiro de 1995. Normas de Regulamentação das atividades de extensão. Vitória da Conquista, 1990. Disponível em: http://www2.uesb.br/proreitorias/proex/wp-content/uploads/09_90.pdf. Acesso em: 19 out 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão. Resolução nº 22/2020, de 04 de setembro de 2020. Regulamenta, em caráter excepcional, a adoção de atividades pedagógicas não presenciais (Ensino Remoto Emergencial - ERE), no ensino de graduação da Uesb. Vitória da Conquista, 2020. Disponível em: http://www.uesb.br/wp-content/uploads/2020/09/Resolucao-Consepe-22-2020-Regulamento_do_ERE_na_Graduacao.pdf. Acesso em: 19 out 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Alves Brito, N., Moreira, J. S. ., Santos, J. C., & Silva, J. N. D. da. (2021). As placas veiculares e a relação com a Função Exponencial: uma experiência na formação docente. INTERMATHS, 2(2), 328-339. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9771

Edição

Seção

Dossiê