Ensino de Matemática e Formação Inicial de Professores: uma experiência com redes sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9808

Palavras-chave:

Redes Sociais, Pibid, Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

O referido trabalho objetiva apresentar reflexões e análises sobre a importância e influências das redes sociais na construção de conhecimentos matemáticos, evidenciando as suas potencialidades no contexto educacional em turmas de Ensino Médio de três escolas da rede pública de Vitória da Conquista - Bahia. As experiências expostas neste trabalho foram vivenciadas na modalidade remota por duas bolsistas no Subprojeto Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Para desenvolvimento de tal pesquisa, optou-se por utilizar redes sociais como o Instagram e o Youtube, pelo fato dessas ferramentas possibilitarem interações mais dinâmicas e rápidas entre os seus usuários. Os resultados encontrados foram satisfatórios, visto que, pode-se perceber que as redes sociais têm potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, estas facilitam o compartilhamento e disseminação de informações, além disso permite uma maior comunicação/conexão entre educador e educando, ressaltando assim, a relevância da utilização desses meios nas salas de aula.

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Biografia do Autor

Gabriela Jade Novais da Silva, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Viviane Chagas Santos, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Jonson Ney Dias da Silva, Universidade Estadualdo Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, Brasil

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Rio Claro). Professor Adjuntos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e líder do Grupo de Articulação, Investigação e Pesquisa em Educação Matemática (GAIPEM) da UESB.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Silva, G. J. N. da, Santos, V. C., & Dias da Silva, J. N. (2021). Ensino de Matemática e Formação Inicial de Professores: uma experiência com redes sociais. Intermaths, 2(2), 304-318. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9808

Edição

Seção

Dossiê