A investigação-formação-ação e a formação continuada em Modelagem com professores de Ciências e Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9823Palavras-chave:
Professor reflexivo, Modelagem nas Ciências e Matemática, Formação Continuada de professoresResumo
Este texto se insere na temática Modelagem nas Ciências e Matemática e Formação continuada de professores. Tem como objetivo, reconhecer nas pesquisas que versam sobre esse tema, como a Investigação – Formação – Ação (IFA) vem se constituindo como uma perspectiva de formação de professores de Ciências e Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica realizada a partir da busca na Base de Dados de Teses e Dissertações (BDTD), que resultou em trabalhos acadêmicos desenvolvidos em nível stricto sensu totalizando 41 trabalhos, destes selecionamos apenas os que mencionam a Modelagem nas Ciências e Matemática e a formação continuada de professores, ficando 2 teses e 10 dissertações. Buscando reconhecer quais discutem a ideia do professor pesquisador e reflexivo e a pesquisa-ação como perspectiva de formação para professores de Ciências e Matemática através da leitura da metodologia e do referencial teórico das pesquisas, identificamos apenas 3, as quais são objeto deste estudo. A análise foi realizada mediante os procedimentos da Análise Textual Discursiva, onde os resultados apontam que a perspectiva reflexiva do professor se constitui como a forma mais adequada para a formação continuada em Modelagem, com grande potencial para auxiliar no desenvolvimento de investigações e melhorias para o ensino de Ciências e Matemática. Por se tratar de uma análise desenvolvida a partir de três pesquisas que foram ao encontro com o objetivo deste estudo, reconhecemos a formação com Modelagem na perspectiva do referencial reflexivo e a Investigação - Formação – Ação como um campo fértil para novos estudos.
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