A utilização de materiais manipuláveis na construção de demonstrações da Geometria Espacial de Posição
DOI:
https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9827Palavras-chave:
Geometria Espacial de Posição, Matriais Manipuláveis, Demonstração MatemáticaResumo
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar os contributos da utilização de Materiais Manipuláveis (MM) na construção e compreensão de demonstrações matemáticas da Geometria Espacial de Posição. Para isso foi aplicada uma sequência didática (SD) envolvendo a demonstração de um resultado da Geometria Espacial de Posição a partir da utilização de MM. Os participantes foram dois estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Além da SD, também configuraram como instrumentos de coleta de dados a observação realizada pelo investigador e uma entrevista semiestruturada. O referencial teórico adotado aborda discussões a respeito do ensino e aprendizagem de provas e demonstrações e a utilização de MM nas aulas de matemática. Os dados coletados mostram que os MM ajudaram os participantes a promover a visualização tridimensional e relembrar conhecimentos da geometria plana, além de se tornarem mais autônomos na construção do próprio conhecimento matemático.
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