A BNCC, a sala de aula de Matemática e possibilidades metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9993

Palavras-chave:

BNCC, Matemática, Processos de Ensino

Resumo

Esse texto tem como objetivo principal relacionar reflexões a respeito da estrutura geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seu diálogo com a sala de aula de Matemática do Ensino Fundamental – Anos Finais. A BNCC foi implementada pelo Ministério da Educação objetivando ser um documento de caráter normativo, que define condições progressivas de aprendizagens essenciais para os estudantes de todas as redes da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro. Para a etapa do Ensino Fundamental a área de Matemática é composta por cinco unidades temáticas (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e, Probabilidade e estatística) que mobilizam os objetos de conhecimento e as habilidades para a formação do cidadão. Nesse contexto é que se coloca em debate quais elementos didáticos pode o professor de Matemática utilizar nas ações de ensino em sala de aula de modo a potencializar e dinamizar esse processo formativo.

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Biografia do Autor

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, Brasil

Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil. Pós-doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

Santana, E. R. dos S. . (2021). A BNCC, a sala de aula de Matemática e possibilidades metodológicas. Intermaths, 2(2), 178-194. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.9993

Edição

Seção

Dossiê