Mathematics: the science of patterns and proof

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8930

Keywords:

Padões, Demonstração, GeoGebra

Abstract

This paper resumes the discussion of the importance justifying and proving in elementary school. In order to justify the same equality, different arguments are used, in examples that can be presented to elementary school students. The GeoGebra software is used to obtain visual arguments that allow to intuit the usual formulas to compute cone and sphere volumes.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

João Domingos Gomes da Silva Junior, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ, Brasil

Mestre em Matemática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é professor do Colégio Pedro II, ministrando aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio e no curso de pós-graduação na formação de professores. É pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - NEPEM.

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM), Colégio Pedro II - RJ, Brasil

Doutora em Matemática pela Universidade deAveiro – Portugal. É professora do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, RJ–Brasil,onde atua na Educação Básica e nos cursos de formação de professores da pós-graduação. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - NEPEM.

Daniele Simas Pereira Alves, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática (NEPEM) e SME São Gonçalo - RJ, Brasil

Mestre em Matemática pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Atualmente é professora do município de São Gonçalo e professora do Colégio Santa Teresa de Jesus, no Rio de Janeiro, onde atua na Educação Básica. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática - NEPEM.

References

I. Vale, P. Palhares, I. Cabrita, A. Borralho. "Os padrões no ensino e aprendizagem de álgebra". Lisboa, SEM-SPCE, 2007.

http://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/1416/1/Padr%C3%B5es%20Caminha.pdf

L. Lee, An initiation into algebraic culture through generalization activities. in Approaches 473 to algebra - Perspectives for Research and Teaching, 1th ed. vol.18, Springer Netherlands, pp. 87-106, 1996. https://doi.org/10.1007/978-94-009-1732-3

L.A. Steen, "The science of patterns", Science, vol. 240, Issue 4852, pp. 611-616, 1988. 476 https://doi.org/10.1126/science.240.4852.611

R. Zazkis, P. Liljedahl, "Generalization of patterns: The tension between algebraic thinking and algebraic notation". Educational Studies in Mathematics, vol. 49, Issue 3, pp. 379-402, 2002.

K. Devlin, Matemática: a ciência dos padrões, Porto: Porto Editora, 2002.

Brasil, Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2017.

Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Ensino Fundamental: terceiro e quarto ciclos, Ministério da Educação - MEC/SEF, Brasília, 1998.

C. C. Ripoll, S. A. Carvalho, O pensamento matemático na Escola Básica, Zetetiké-FE, Unicamp, vol. 21, no. 40, pp. 149-161, jul./dez. 2013.

C. Ripoll, O Pensamento Matemático na Escola Básica. Palestra proferida em 02 de julho de 2020. Youtube. DisponÃvel em: <https://www.youtube.com/watch?v=o1hMvagF3j4>. Acesso em: 26 de jun. 2021.

E. P. Trevisan, Contribuições da lógica do desenvolvimento matemático de Imre Lakatos ao trabalho com provas e demonstrações no ensino de Matemática, Revista Educação Cultura e Sociedade, Sinop/MT, vol. 3, no. 1, pp. 136-148, jan./jun. 2013.

B. D'Amore, Elementos de Didática da Matemática, São Paulo: Editora Livraria da Física, Brasil, 2007.

S. A. Almouloud, Prova e demonstração em Matemática: problemática de seus processos de ensino e aprendizagem. in Portal do GT 19 da ANPEd, Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação. 30ª reunião. Caxambú - MG. 2007. pp. 1-18.

P. Boero, Theorems 498 in School: From History, Epistimology and Cognition to the Classroom Practice, Sense Publishers, Rotterdam, 2007.

NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e Normas para a Matemática Escolar, Lisboa, Associação de Professores de Matemática, 2008.

R. A. Barlati, Demonstrações em Matemática: uso do raciocínio lógico, Caderno Pedagógico, Universidade Estadual de Londrina - UEL, 2011.

Brasil, Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Básica, Brasília, 2018.

D. C. Morais Filho, Um convite à Matemática: Fundamentos Lógicos, com Técnicas de Demonstração, Notas Históricas e Curiosidades, Campina Grande: EDUFCG, 2007.

J. Boaler, O que a matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da matemática e inspirar sucesso, Tradução de Daniel Bueno, Porto Alegre: Penso, 2019.

E. Belfort, "Contando quadrados em tabuleiros de xadrez", Revista do Professor de Matemática, vol. 69, pp. 36-41, 2009.

D. W. L. Rodrigues, "O ensino de geometria com base na exploração de jogos e desafíos: um experimento com alunos de design", Ph.D. Dissertation, Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

R. B. Nelsen, Proofs Whitout Words: Exercises in Visual Thinking, Lewis and Clark College, Portland, Oregon, 1993.

Raymond Duval. "Argumenter, demontrer, expliquer: continuite ou rupture cognitive?", Petit X, no. 31, pp.37-61, 1992-1993.

Published

2021-12-28

How to Cite

Silva Junior, J. D. G. da ., Gaspar Cerveira da Costa, L. M. ., & Simas Pereira Alves, D. . (2021). Mathematics: the science of patterns and proof. INTERMATHS, 2(2), 156-177. https://doi.org/10.22481/intermaths.v2i2.8930

Issue

Section

Dossier