Resoluções de situações-problema de comparação multiplicativa: um olhar baseado na criatividade matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10691

Palavras-chave:

Comparação Multiplicativa, Criatividade Matemática, Sequência de ensino

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a(s) influência(s) que uma sequência de ensino, elaborada com base na criatividade matemática, pode trazer para as resoluções dadas por estudantes em situações de comparação multiplicativa com a relação desconhecida. Para tanto, apoiamo-nos na Teoria dos Campos Conceituais, especificamente sobre a Comparação Multiplicativa e nos preceitos da Criatividade Matemática. O estudo foi desenvolvido com oito estudantes de uma escola pública. Para a produção de dados trabalhamos com uma sequência de ensino contendo nove situações-problema do eixo Comparação Multiplicativa, mas, neste trabalho, analisamos as soluções dadas pelos estudantes em duas dessas situações, em que a relação é desconhecida. Os resultados apontam que os estudantes apresentam maior quantidade de soluções corretas nas situações cuja expressão é “vezes mais” e a operação mais utilizada foi a subtração, porém essa leva, em sua maioria, ao erro. Além disso, no que diz respeito as dimensões da criatividade matemática, a fluência é a dimensão em que mais se destaca quando comparada com a flexibilidade e originalidade.

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Biografia do Autor

Luana Cerqueira de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié – BA, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017). É doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências - GPEMEC. Atualmente, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Bahia, SBEM-BA (2019-2022). Atua na área de formação de professores.

http://lattes.cnpq.br/1200968379687794

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus – BA, Brasil

Professora Plena da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil. Pós-doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Almeida, L. C. de, & Ribeiro dos Santos Santana, E. (2022). Resoluções de situações-problema de comparação multiplicativa: um olhar baseado na criatividade matemática. Intermaths, 3(1), 164-182. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10691

Edição

Seção

Artigos