Processos de pensamentos ativados na resolução de tarefas matemáticas Standards e Não Standards

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10987

Palavras-chave:

Tarefas matemáticas standards, Tarefas matemáticas não standards, Processos Cognitivos

Resumo

Para o estudo que trazemos à baila, levantamos a seguinte questão de pesquisa: que processos de pensamento são ativados por estudantes enquanto realizam tarefas matemáticas standards e não standards? Para respondermos a essa questão, analisamos as respostas de estudantes do ensino médio a dois testes, constituídos por tarefas standards e não standards. A pesquisa reúne dados de estudantes do curso Técnico em Edificações, oferecido no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado no interior da Bahia, Brasil. Dentro de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva, analisamos os dados à luz de referenciais cognitivos e metacognitivos sobre a conduta de estudantes ao resolverem problemas de matemática. Organizamos os protocolos de respostas aos testes em categorias de processos de pensamento ativados, a saber: pobre, rico, muito rico, confuso e em branco. Ao concluir a nossa análise, notamos que a maior parte dos estudantes manifesta processos de pensamento pobre para ambos os tipos de tarefas, utilizando pouco de estratégias cognitivas e também metacognitivas. Deduzimos daí que estudantes estão mais acostumados com a resolução de tarefas standards que de tarefas não standards, já que apresentaram certa rigidez no pensamento durante a resolução de questões que fugiam à rotina escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

M. C. C. T. Cyrino and C. C. de Jesus, “Análise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática”, Ciência & Educação: Bauru, vol. 20, no. 3, pp. 751-764, set. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300015

O. Skovsmose, “Cenários para investigação,” Revista Bolema: Rio Claro, vol. 13, no. 14, pp. 66- 91, 2000. [Online]. Available: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/ view/10635/7022 Thompson Learning, 2001.

T. C. R. S, Gusmão, V. Font and J. A. Cajaraville, “Análises cognitivo e metacognitivo de práticas matemáticas de resolução de problemas: o caso nerea,” Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, vol. 11, no. 1, 2009. [Online]. Available: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2134

M. Pochulu, V. Font and M. Rodríguez “Desarrollo de la competencia en análisis didáctico de forma- dores de futuros profesores de matemática a través del diseño de tareas,” Revista Latinoamericana de investigación en Matemática Educativa, vol. 19, no. 1, pp. 71-98, 2016. http://dx.doi.org/10.12802/ relime.13.1913

T. C. R. S, Gusmão “Desenho de tarefas para o desenvolvimento da cognição e metacognição matemá- tica,” in: Contribuições da didática da matemática para a prática dos professores, A. S. Neves, E. F. Carvalho, L. M. S. Farias e M. A. Campos (Orgs), Salvador: EDUFBA, 2016, pp. 318 (Coleção Ensino, filosofia e história das ciências; 2).

F. E. González, “El Decálogo del resolvedor exitoso de problemas,” Investigación y Postgrado, vol. 17, no. 1, pp. 11-45, 2002. [Online]. Available: http://www.scielo.org.ve/scielo.php?pid=S1316-00872002000100002&script=sci_arttext&tlng=pt

N. S. G. Allevato, “Associando o computador à resolução de problemas fechados: análise de uma experiência,” Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

T. C. R. S, Gusmão, “Los procesos metacognitivos en la comprensión de las prácticas de los estudiantes cuando resuelven problemas matemáticos: uma perspectiva ontosemiótica,” Tese (Doutorado em Didá- tica da Matemática) – Universidade de Santiago de Compostela: Santiago de Compostela, 2006. [On- line]. Available: http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/documentos/Tesis_doctoral_Tania_Gusmao.pdf

B. P. Hidalgo and F. E. González, “Metabolización de información: un modelo dinámico para interpretar el proceso de producción de conocimiento,” Investigación y Postgrado, vol. 24, no. 1, pp. 10-45, abr. 2009. [Online]. Available: http://revistas.upel.edu.ve/index.php/revinpost/article/view/908/350

C. Dantas and C. C. Rodrigues, “Estratégias metacognitivas como intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento do automonitoramento,” Revista Psicopedagogia, vol. 30, no. 93, pp. 2026-2035, 2013. [Online]. Available: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0103-84862013000300009&script=sci_abstract&tlng=en

L. C. Leal Junior, “Tessitura sobre discursos acerca de Resolução de Problemas e seus pressupostos filosóficos em Educação Matemática: cosi è, se vi pare,” Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2018.

F. E. González, “Metacognicion y tareas intelectualmente exigentes: el caso de la resolución de problemas matemáticos,” Revista Zetetiké : Campinas, vol. 6, no. 9, pp. 59-87 (primeira parte: pp. 59-73), 1998. [Online]. Available: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646807

F. E. González, “Procesos cognitivos y metacognitivos que activan los estudiantes universitários vene- zolanos cuando resuelven problemas matemáticos,” ARJÉ, Revista de Postgrado: FACE-UC, vol. 8, no. 14, pp. 51-68, jun. 2014. [Online]. Available: http://www.arje.bc.uc.edu.ve/arj14esp/art03.pdf

M. G. Gurat and C. T. Medula Jr, “Metacognitive Strategy Knowledge Use through Mathematical Problem Solving amongst Pre-service Teachers,” American Journal of Educational Research, 4(2), pp. 170-189, 2016. [Online]. Available: http://pubs.sciepub.com/education/4/2/5/index.html

H. P. G. de Moura “Análise das eleições e decisões dos estudantes quando enfrentam situações-problema de matemática: uma contribuição desde a didática fundamental da matemática,” Tese (Doutorado em Didática das Ciências Naturais e da Matemática) – Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2015.

J. R. V. dos Santos and R. L. C. de Buriasco, “Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica,” Revista Zetetiké, vol. 16, no. 2, 2008. [Online]. Available: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/download/8646889/13791/20981

R. Primi, F. K. Miguel, G. Couto and M. Muniz, “Precisão de avaliadores na avaliação da criatividade por meio da produção de metáforas,” Psico-USF (Impr.): Itatiba, vol. 12, no. 2, pp. 197-210, dez. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-82712007000200008

G. D. Wielewski, “Aspectos do pensamento matemático na resolução de problemas: uma apresentação contextualizada na obra de Krutetskii,” Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

I. Vale, “As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos,” Revista Interacções, vol. 8, no. 20, 2012. [Online]. Available: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/ 493

C. H. Gontijo, “Relações entre Criatividade, Criatividade em Matemática e Motivação em Matemática de Alunos do Ensino Médio,” Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

M. F. C. Tozoni-Reis, Metodologia da pesquisa, 2nd. Curitiba: IESDE, Brasil S.A., 2009.

C. Chamorro and J. M. Belmonte, El problema de la medida: didactica de las magnitudes lineales. Col. Matematicas: cultura y aprendizaje, Madrid: Editorial Síntesis, 2000.

T. C. R. S, Gusmão, “Sequências didáticas para o aumento da cognição e metacognição matemática de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental,” Projeto de Pesquisa: UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2014.

A. A. das Flôres, “Processos de pensamento ativados por estudantes na resolução de tarefas matemáti- cas,” Dissertação (Mestrado em Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), Universi- dade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Vitória da Conquista, f. 109. 2019.

Brasil, Ministério da Educação, “Base Nacional Comum Curricular”, Brasília, 2018. [Online]. Available: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

das Flôres, A. A., & Gusmão, T. C. R. S. (2022). Processos de pensamentos ativados na resolução de tarefas matemáticas Standards e Não Standards. Intermaths, 3(1), 183-209. https://doi.org/10.22481/intermaths.v3i1.10987

Edição

Seção

Artigos