Língu@ Nostr@ https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra <div align="justify">A <strong>Língu@ Nostr@ - Revista Virtual de Estudos de Gramática e de Linguística (ISSN 2317-2320)</strong> dedica-se à publicação de artigos, resenhas e, eventualmente, entrevistas. Tem como escopo a publicação de artigos inéditos provenientes de estudos que, de alguma forma, estejam na interface entre <strong>Gramática</strong> e <strong>Linguística</strong>, preferencialmente aplicados ao <strong>Ensino da Língua Portuguesa</strong> como língua materna. A periodicidade é <strong>semestral</strong>, com processo de submissão em fluxo contínuo, aceitando submissões nos idiomas português, espanhol e inglês.</div> pt-BR lnostra@uesb.edu.br (Prof. Dr. Ronei Guaresi) lnostra@uesb.edu.br (Lucimauro Palles) ter, 30 abr 2024 16:43:02 -0300 OJS 3.2.1.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A subordinação morfossintática nos discursos publicitários históricos: novas perspectivas e reflexões https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13189 <p class="Standard" style="text-align: justify;"><span style="font-family: 'Times New Roman',serif; background: white;">O objetivo da presente pesquisa é analisar o fenômeno da subordinação em períodos simples e compostos pelo viés dos estudos morfossintáticos, na perspectiva dos linguistas contemporâneos e da gramática funcionalista, que abordam a subordinação de forma mais ampla e mais reflexiva. Junto a este estudo, estabelecer-se-á um comparativo com as análises realizadas por pragmáticos morfossintáticos contemporâneos (ALLERTON (1982), CARONE (1991; 1995), DUARTE (2009a; 2009b), FERREIRA (2022), MACAMBIRA (1987), PERINI (1995), TESNIÈRE (1966), e VILELA; BUSSE (1986)), estabelecendo um contra ponto com a gramática normativa e seus teóricos. O método de pesquisa utilizado, predominantemente, neste estudo foi o descritivo, e, por conseguinte, o método bibliográfico, o recorte sincrônico das peças publicitárias foram feitos a partir do século XX. Com base nessas orientações metodológicas, o presente estudo trabalha de maneira reflexiva, investigando a problemática da subordinação na gramática tradicional que é vista como uma relação hierárquica entre orações, o que pode levar a uma visão hierarquizada da língua e marginalizar aqueles que não possuem acesso à linguagem padrão. Assim, o ensino baseado em regras gramaticais, excessivamente, rígidas e sem considerar o contexto pode limitar a compreensão da língua e não valorizar a criatividade e a expressão individual. Por esse viés, percebe-se que é importante adotar uma visão mais inclusiva, contextualizada e criativa da linguagem ao ensinar e aprender a língua.</span></p> Jammara Oliveira Vasconcelos de Sá, Adriano Menino de Macêdo Júnior Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13189 ter, 30 abr 2024 00:00:00 -0300 ESTUDOS DE DESENVOLVIMENTO INICIAL DE SISTEMAS ALFABÉTICOS DE ESCRITA: ENSAIO ACERCA DA APLICABILIDADE DA TEORIA DOS SISTEMAS ADAPTATIVOS COMPLEXOS https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13660 <p>Neste ensaio, explora-se o potencial de a Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos explicar aspectos do âmbito da Aquisição da Linguagem, especialmente da modalidade escrita. Inicialmente investigam-se os conceitos mais recorrentes bem como os fundamentos dessa teoria na literatura documentada na área. Em seguida, após ensaios de análise, propõem-se parâmetros de análise de aspectos emergentes de aprendizado inicial de leitura e de escrita.</p> Ronei Guaresi Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13660 ter, 30 abr 2024 00:00:00 -0300 INTERTEXTUALIDADE, MULTIMODALIDADE E CONTEXTO: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO LEITURA NA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA TEXTUAL https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/14115 <p>O presente artigo inscreve-se na área de Linguística Textual e traz os conceitos de intertexto, contexto e multimodalidade. Neste sentido, fica o seguinte questionamento: de que maneira esses conceitos contribuem para uma proposta de leitura na perspectiva da linguística textual? Diante disso, elegemos como objetivo principal realizar um estudo sobre esses conceitos e promover uma aplicação de proposta de leitura a partir da capa de jornal “O Estado de Minas” publicada num suporte digital. Para alcançar os objetivos, optamos por uma leitura ampliada em que sejam mobilizados os recursos textuais para a análise, mediante uma revisão bibliográfica. A interpretação do material coletado, seguirá os conceitos de texto, intertexto e contexto de Beaugrande (1997), Cavalcante, Oliveira (2019), Elias, Cavalcante (2017) Koch, Elias (2016), Koch (2005)&nbsp; e multimodalidade de Kress e van Leeuwen (2006 [1996]). Pressupondo que a leitura é uma estratégia potente quando dialoga com as necessidades e urgências do processo de construção do conhecimento, ao abordar o texto de modo a considerar os conceitos supracitados, esperamos refletir o processo de leitura para além do textual, para a construção do conhecimento.</p> Raimundo Nonato de Oliveira Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/14115 ter, 30 abr 2024 00:00:00 -0300 Letramento racial crítico: revisão sistemática de teses e dissertações do período 2015-2022 https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13413 <p>Este estudo tem como objetivo a compreensão e análise de como as dissertações e teses defendidas no recorte temporal de 2015-2022 apontam sobre o letramento racial nos diferentes níveis da educação básica do Brasil. o <em>lócus</em> da investigação são as duas bases de dados: a Capes e a BDTD. Para tanto, utilizamos a revisão sistemática da literatura do tipo metanálise qualitativa, para mapear e descrever as pesquisas brasileiras que tratam sobre Letramento Racial. Para localizar os trabalhos utilizamos o descritor “letramento racial”. Localizamos 28 (vinte e oito) trabalhos entre teses e dissertações. Destes, 17 foram selecionados para a discussão neste artigo. As conclusões assinalam que, embora tenhamos encontrado produções bastante relevantes, o quantitativo de pesquisas sobre letramento racial ainda é incipiente quando comparado a outras temáticas dos estudos raciais e dos estudos dos letramentos.</p> Andreia dos Reis Almeida; Benedito Eugenio Copyright (c) 2024 Língu@ Nostr@ https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos2.uesb.br/index.php/lnostra/article/view/13413 ter, 30 abr 2024 00:00:00 -0300