Narrativas dos/as jovens do Sertão de Pernambuco sobre preconceito e discriminação racial no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8563

Palavras-chave:

jovens, racismo, educação antirracista, escola

Resumo

Neste estudo refletimos sobre situações de racismo narradas por jovens moradores/as do Sertão de Pernambuco. O mesmo foi realizado de modo online devido a pandemia da Covid-19. Realizamos duas etapas, na primeira 127 jovens responderam a um formulário sobre a temática em questão; na segunda, realizamos quatro rodas de conversas, em que participaram discentes e docentes de uma escola pública do Pajeú. As informações construídas foram analisadas com base na análise temática.  O racismo está presente em todos os ambientes da sociedade. Na escola, o mesmo se manifesta com frequência e de diversas formas, tanto entre os/as estudantes que muitas vezes consideram as práticas racistas como “brincadeira”, quanto professores/as que têm ações na sala de aula que reforçam e reproduzem o preconceito e a discriminação racial. Consideramos o potencial da escola na construção de uma educação antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Psicóloga. Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST. E-mail: roseaneamorims@gmail.com

Maria Márcia da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Unidade Acadêmica de Serra Talhada - UAST. E-mail: marcyahonoratto@gmail.com

José Willian da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST. E-mail: wilhafla3@gmail.com

Elayne Barbosa dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estudante do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST. E-mail: elaynebarbosa708@gmail.com

 

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polén, 2019.

ALMEIDA, Ueberson Ribeiro et al. A devolutiva como exercício ético-político do pesquisar. Fractal: Revista de Psicologia, v. 30, n. 2, p. 204-213, maio-ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/fractal/article/view/5527/7054. Acesso em: 18 de dezembro de 2020.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Polén, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Polén, 2019.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. 2007. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A (organizadores). Escritos de educação. Petrópolis: 9ª ed., Vozes, 2007.

BRASIL (2003). Lei n° 10.639 de 9 de janeiro de 2003. Brasília: Diário Oficial da União de 10 de janeiro de 2003.

CARONE, Iray. Breve histórico de uma pesquisa psicossocial sobre a questão racial brasileira. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (org). Psicologia Social do racismo: Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014. p. 13-23.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Trad. Rane Souza. - 1. ed. - São Paulo : Boitempo, 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA - CFP. Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os. Brasília: CFP, 2017.

DEVULSKY, Alessandra. Colorismo. São Paulo: Jandaíra, 2021. (Feminismos plurais/ coordenação de Djamila Ribeiro).

FILIZOLA, Gustavo Jaime; BOTELHO, Denise Maria. Lei 10.639/2003: caminhos para desconstrução do racismo epistêmico/religioso no ambiente escolar. Form. Doc, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 59-78, set./dez. 2019. Disponível em:https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/251. Acesso em: 20 de

fevereiro de 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020.

MELO, Marcia Cristina Henares de; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. In: Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22222. Acesso em: 28/07/2020.

MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Polén, 2019.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. In: Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/448. Acesso em: 12 de fevereiro de 2021.

MUNANGA, K. Superando o Racismo na Escola. Brasília: 2ª edição, Ministério da Educação, Secretaria da Educação e Diversidade, 2005.

PASTORIZA, Ronildo Neumann; BORGES, Michele Andréia. Discriminação racial no âmbito escolar. Braz. J. of Develop, Curitiba, v. 6, n. 9, p.68506-68521,set/ 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/16633. Acesso em 20 de janeiro de 2021.

QUEIROZ, Rafaele Cristina de Souza. Os efeitos do racismo na autoestima da mulher negra. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, v.12, n. 40, p. 213 – 229. Jul./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/9475. Acesso em: 10 de abril de 2021.

RATTS, Alex; RIOS, Flávia. Lélia Gonzalez. São Paulo: Selo Negro, 2010.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, quilombos: Modos e significados. Brasília: INCT, 2015.

SILVA, Edilson. Relações étnicos-raciais. Maceió: Olyver, 2020.

VIEIRA, Ingrid C. L. Religião, racismo, educação: Os dilemas do negro na escola. Revista Unitas, v. 6, n. 2, 2018. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/unitas/article/view/595. Acesso em: 20 de abril de 2021.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

da Silva, R. A., da Silva, M. M., da Silva, J. W., & dos Santos, E. B. (2021). Narrativas dos/as jovens do Sertão de Pernambuco sobre preconceito e discriminação racial no contexto escolar . ODEERE, 6(1), 138-162. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8563