v. 4 n. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade

					Visualizar v. 4 n. 8 (2019): Relações Étnicas e Contemporaneidade
Publicado: 2019-12-30

EXPEDIENTE

APRESENTAÇÃO

  • Apresentação

    Natalino Perovano Filho
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6231

DOSSIÊ

  • Relações Étnicas e Relações Raciais: diferenças e aproximações

    Josildeth Gomes Consorte
    30-34
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6232
  • Relações Étnicas: desafios para o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campo Interdisciplinar

    Marise de Santana
    35-49
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6233
  • Linguagens visuais como pretexto para falar de Relações Étnicas

    Edson Dias Ferreira
    50-72
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6234
  • O lugar das Relações Étnicas na Educação: Juventudes, Identidades e Temas afro-brasileiros

    Eudes Batista Siqueira, Carlos Alberto Machado Noronha, Marise de Santana
    73-93
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6235
  • Ancestralidades, identidade étnica e etnicidades no centro da resistência

    Viviane Sales Oliveira, Marise de Santana
    94-118
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5775
  • Autorias indígenas: aportações para fazer valer o ensino da temática indígena nas escolas

    Ademario Souza Ribeiro, Raphael Fontes Cloux
    119-139
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6236
  • A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados

    Zoraya Maria de Oliveira Marques
    140-153
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6237
  • Negra e Mulher, negra mulher, mulher africana: as relações sociais, culturais e políticas de mulheres negras no Brasil e as africanas na África Austral – um olhar panorâmico

    Dagoberto José Fonseca, Simone de Loiola Ferreira Fonseca
    154-172
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6238
  • Ensaiando Gênero, Desejo e Trabalho; Ontologia e Emancipação no Marxismo; Por Feminismos- Emancipacionista e Decolonial

    Mary Garcia Castro
    173-199
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6239
  • Rio São Francisco e a primeira intervenção para melhorar a sua navegação (1883-1897)

    Ivoneide de França Costa
    200-220
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6240

ENTREVISTA

  • Quem não senta pra aprender, não levanta para ensinar: uma aula com a Griot Marise de Santana

    Vanessa (Quitéria) Caroline Silva Santos
    07-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5777

ARTIGOS LIVRES

  • Formação continuada para a educação das Relações Étnicas: relatos de cursistas do UNIAFRO-UFRPE

    Élida Roberta Soares de Santana, Bruna Tarcilia Ferraz
    221-235
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5754
  • A realidade do Ensino Médio do campo no contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais

    Luana Lima Bittencourt Silva, Mary Weinstein
    236-259
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5704
  • Entre discursos intolerantes e privilégios religiosos: práticas discursivas sobre religiões de matrizes africanas no cárcere baiano

    Djean Ribeiro Gomes, Monica Lima de Jesus
    260-291
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5763
  • Uma abordagem do racismo brasileiro a partir de Quijano

    João Roberto Barros II, Layra Fabian Borba Rodrigues
    292-311
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5388
  • A importância das nações de Candomblé para a população afro-brasileira em Cachoeira, Ba.

    Sandro dos Santos Correia
    312-337
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5793

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

  • Extensão universitária é ato de aquilombar-se na contemporaneidade

    Ariadini de Almeida Dócio, Natalino Perovano Filho
    338-363
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6241
  • O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências

    Wagner de Jesus Silva, Milene Maria da Silva-Castro
    364-379
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.5769

RESENHAS