O lugar das Relações Étnicas na Educação: Juventudes, Identidades e Temas afro-brasileiros

Autores

  • Eudes Batista Siqueira Secretaria de Educação – Gongogi/BA
  • Carlos Alberto Machado Noronha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • Marise de Santana Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6235

Resumo

O presente artigo problematiza o lugar das relações étnicas na Educação, a partir da articulação de juventudes, identidades e temas afro-brasileiros. Ancorada no método etnográfico e na Hermêutica de Profundidade, a pesquisa partiu das vivências de estudantes e egressos do Colégio Estadual José Araújo Pereira. A produção do conhecimento afro-brasileiro se apresenta alicerçada nos saberes de legados africanos e na difusão de temas, em constraste com os antagonismos enfrentados pelos sujeitos mobilizadores desses saberes. Ao problematizar etnicidade, relações étnicas e identidade étnica, a pesquisa discute os desafios dos estudos étnicos na Educação e aponta a necessidade de ações planejadas para a geração de registros, publicidades e continuidades de trabalhos que fortalecem o protagonismo juvenil na produção do conhecimento afro-brasileiro.

Palavras-chave: Etnicidade. Protagonismo juvenil. Conhecimento afro-brasileiro.

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

Siqueira, E. B., Noronha, C. A. M., & de Santana, M. (2019). O lugar das Relações Étnicas na Educação: Juventudes, Identidades e Temas afro-brasileiros. ODEERE, 4(8), 73-93. https://doi.org/10.22481/odeere.v4i8.6235