Educação, diversidade e respeito à identidade cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8522

Palavras-chave:

Religião, Educação, Diversidade, Alteridade

Resumo

A presente proposta tem como objetivo dialogar sobre o papel social da religião e sua relação com o desrespeito à alteridade no espaço escolar. Partindo do conceito de Lévinas sobre alteridade, buscar-se-á analisar a relação conflituosa existente entre alunos adeptos de religiões de matriz africana e alunos que professam outra religião, buscando assim refletir para sobre o papel do professor nesses casos. Discussões como estas se fazem necessárias, pois buscam meios para amenizar esses conflitos; para isso, fundamenta-se em pensadores que abordam a importância da não banalização do outro e da valorização das religiões de matriz africana, compreendendo que as mesmas fazem parte da realidade dos alunos e que, por muito tempo, foram inviabilizadas, demonizadas e hoje ainda passam por um processo de não aceitação por parte da sociedade, neste caso no meio escolar. Parte deste artigo foi apresentado durante o I Colóquio Internacional Bullying Submerso: Religião e Etnicidade na Escola, promovido pelo Programa de pós Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em outubro de 2015, e é fruto de pesquisas realizadas[1] no doutorado e de vivências enquanto professora de 1° e 2° fase da rede estadual da mesma cidade, e como umbandista Omó Ifá e abiã de orisá.

 

[1] Essa pesquisa não recebeu financiamento, porém, parte dela foi realizada durante os estudos de doutorado (bolsista da CAPES  2014 a 2017).

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Biografia do Autor

Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni, Universidade Federal do Tocantins e Pontificia Universidade Católica de Goiás

Professora Convidada da Universidade Federal do Tocantins (Campus de Arraias). Coordenadora Setorial da ANCTUR, Curso de Especialização Profissionalizante de Turismo e Patrimônio Cultural e Natural pela UFT. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Curso de Letras. Diretora fundadora da Tekohá Pesquisas Patrimoniais e Arqueológicas. Quilombola Abiã de Orisá Omo Ifá, Licenciada em História (2004), Pós-graduada em Gestão do Patrimônio Cultural, Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural, área de concentração Arqueologia, Doutora em Ciências da Religião, cursa Estágio Pós-Doutoral em História, área de pesquisas Cultura e Identidades dos falantes Iorubá e da etnia Iorubá. Atualmente compõe a rede de arqueólogos negros NEGRAARCHEO, NEAAD (UEG. Universidade estadual de Goiás), é Coordenadora do GT África e africanidades da ANPHU-regional Goiás, Pesquisadora fundadora da RELFET - Rede latino caribenha de pesquisadores sobre Feminismos de terreiros. E-mail: rosinegra@icloud.com

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Simoni, R. O. C. da S. (2021). Educação, diversidade e respeito à identidade cultural. ODEERE, 6(1), 163-182. https://doi.org/10.22481/odeere.v6i01.8522