v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade

					Visualizar v. 5 n. 9 (2020): QUILOMBOS: resistências e ressignificados na contemporaneidade

Organizadores do Dossiê: 

Profa. Dra. Ana Angélica Leal Barbosa (ODEERE/PPGREC)
Prof. Dr. Benedito Gonçalves Eugênio (UESB/PPGREC)
Profa. Dra. Iris Verena Santos de Oliveira (UNEB)
Prof. Dr. Nivaldo Osvaldo Dutra (UNEB)
Foto da Capa: Comunidade Nova Esperança – Bahia  
Fotografia: MSc. Wesley Santos de Matos
Publicado: 2020-06-30

EXPEDIENTE

APRESENTAÇÃO

  • Apresentação do Dossiê

    Ana Angélica Leal Barbosa, Benedito Eugenio, Iris Verena Oliveira, Nivaldo Osvaldo Dutra
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6974

ENTREVISTA

  • CORPO, POÉTICA E ANCESTRALIDADE: Uma entrevista com Eduardo Oliveira

    Alexandre de Oliveira Fernandes, Adson Rodrigues de Oliveira, Serinaldo Oliveira Araújo
    07-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6440
  • Pesquisa e produção de conhecimento sobre quilombos: entrevista com José Maurício Arruti

    Benedito Eugenio, Wesley Santos de Matos
    23-48
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6881

DOSSIÊ

  • NAS TRILHAS DO QUILOMBO SAMBAÍBA: etnografia de um saber-fazer que se transforma

    Luciete de Cássia Souza Lima Bastos
    49-81
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6703
  • Experiências de “Escola[s]” que educam a infância em comunidade quilombola na Amazônia Paraense

    Ellen Rodrigues da Silva Miranda, Doriedson do Socorro Rodrigues
    82-108
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6620
  • Educação Escolar Quilombola: relatos de experiência docente

    Iris Verena Oliveira
    109-131
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6662
  • Comunidade Quilombola de Velame/BA: história, lutas, superações e adiamentos

    Silvano da Conceição
    132-153
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6661
  • Memórias e histórias da comunidade Quilombola Orquídio Pereira

    Benedito Eugenio, Milena Lima Tamborrielo, Rubia Cristina Nóbrega, Juliana Brito dos Santos
    154-179
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6613
  • Histórias e memórias das lideranças quilombolas de Queimadas: olhares que se cruzam

    Érica Samily Silva Teixeira, Dinalva de Jesus Santana Macêdo
    180-204
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6714
  • O ciclo da vida em Queimadas: as etnicidades geracionais presentes no nascer, viver e morrer

    Jamille Pereira Pimentel dos Santos, Ana Angélica Leal Barbosa
    205-233
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6686
  • QUILOMBOS: escravidão e resistência

    Humberto José Fonsêca, Zoraide Portela Silva
    234-250
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6573
  • Negros, morenos e quilombolas: resistência e mobilização étnico-política das comunidades quilombolas do Arrojado (Portalegre/RN) e de Queimadas (Currais Novos/RN)

    José Glebson Vieira, Maria Santos, Maria José da Silva Souza
    251-280
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6665

ARTIGOS LIVRES

  • O papel da mulher na Comunidade remanescente do Quilombo de Fojo e sua relação com a natureza

    Maria Edinalva de Oliveira Carmo, Maria de Fátima de Andrade Ferreira
    281-312
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6515
  • SABERES, TRAJETÓRIAS E ESPAÇO SOCIAL: cartografia da alteridade e etnografia reflexiva entre comunidades quilombolas

    Luiz Augusto Sousa do Nascimento
    313-331
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6582
  • O jogo da capoeira, como ferramenta motivacional para o desenvolvimento da leitura, em uma escola estadual, na cidade de Itabuna – Bahia -Brasil

    Cláudia Viana Ávila D'Andrade, Clara Roseana da Silva Azevedo Mot'Alverne
    332-351
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6533
  • Os adeptos de um Terreiro de Umbanda no interior da Bahia e sua relação com o processo doença-cura

    Lucineide Almeida da Silva, Natalino Perovano Filho
    352-378
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6576
  • Diáspora africana na espoliação e restituição de bens culturais: um ensaio acerca das discussões contemporâneas

    Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira
    379-390
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.5741
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: um olhar a partir de Freire, LDB e Estatuto dos Povos Indígenas

    Ian Lima Santana, Nivaldo Vieira de Santana
    391-407
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6639
  • Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica

    Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Juciara de Santana Silva
    408-437
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6367
  • LUTA E ESTÉTICA NA REVOLTA: a esquerda e a comunidade autogestionada de Lima

    John Kenny Acuña Villavicencio
    438-456
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6592

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

  • Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?

    Eliane Alves de Oliveira
    457-473
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6611
  • (DES)CONSTRUÇÃO DE SABERES AFRO

    Sávio Oliveira da Silva Santos
    474-492
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6347

RESENHAS

  • EM DEFESA DA DIÁSPORA AFRICANA

    Marcos Rodrigues
    493-497
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v5i9.6502