v. 6 n. 2 (2021): Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais

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Organizadores do Dossiê:

Prof. Dr. Natalino Perovano Filho - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Brasil)
Profa. Dra. Emilia Afonso Nhalevilo - Universidade Púnguè (Moçambique)
Profa. Dra. Geilsa Costa Santos Baptista - Universidade Estadual de Feira de Santana (Brasil)
Prof. Dr. Hilbert Blanco-Álvarez - Universidad de Nariño (Colômbia)
Publicado: 2021-12-29

EXPEDIENTE

DOSSIÊ

  • Etnociências e Autossustentabilidade de Povos Tradicionais - Dossiê

    Natalino Perovano Filho, Emilia Afonso Nhalevilo, Geilsa Costa Santos Baptista, Hilbert Blanco-Álvarez
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.10107
  • Saberes tradicionais no exercício da soberania e segurança alimentar das comunidades rurais, indígenas e camponesas: uma alternativa para a sustentabilidade da comunidade

    Mónica Patricia Melo Herrera, Rubinsten Hernández Barbosa
    07-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9857
  • Etnoconhecimento Terena na literatura científica: um estudo bibliográfico para o Estado da Arte

    Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
    16-34
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9768
  • Conhecimento tradicional Kaingang: o uso de ervas medicinais

    Jéssica Gaudêncio, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues, Décio Ruivo Martins, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
    35-53
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9793
  • De plantadores de farinha a colhedores de água: uma leitura epistemológica do Sistema Tradicional da Agricultura Camponesa no Maranhão

    Jackson Bouéres Damasceno Junior, Rumi Regina Kubo
    54-78
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9666
  • Identidades étnicas e Etnociências nas práticas de Rezadeiras

    Graciela Souza Almeida, Natalino Perovano Filho
    79-95
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9750
  • "Ewé Ó!": crianças de terreiro e seus etnosaberes

    Hellen Mabel Santana Silva, Marise de Santana
    96-115
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9875
  • Sequência didática e comunidades tradicionais: análise do letramento científico crítico

    Geane Machado Araujo, Geilsa Costa Santos Baptista, Camila Cunha
    116-133
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9790
  • Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?

    Rosiléia Santana da Silva, Luiz Marcio Santos Farias
    134-150
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9805
  • Indagando a “História única” no ensino de frações por meio do olho de Hórus, um Deus do Kemet

    Getulio Rocha Silva, Luiz Marcio Santos Farias
    151-166
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9877
  • Circulação de saberes entre instituições: um caminho para decolonização da didática da Matemática

    Domingos Arcanjo Antonio Nhampinga, Luiz Marcio Santos Farias
    167-201
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9809

ARTIGOS LIVRES

  • LEBABIMIBOME: espiritualidade africana e resistência à escravização

    Hildebrando de Almeida Cerqueira
    202-236
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9627
  • A diferença da educação escolar indígena na colonização portuguesa de Angola e Brasil

    Paulo Roberto Vilarim, Décio Ruivo Martins, Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
    237-254
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9766
  • A construção e percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e a formação da identidade étnico-racial no contexto escolar

    Raimunda Ribeiro, Marina Ferreira Gomes
    255-279
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.8908
  • A contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil

    Denise Carvalho dos Santos, Soraya Mendes Rodrigues Adorno, Izanete Marques Souza
    280-296
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9777
  • "Ana" e "Eliana": relações Interétnicas entre uma cigana do Clã Calon e uma brasileira evangélica na cidade de Jequié-Ba

    Silvany Ferreira da Silva, Washington Santos Nascimento, Natalino Perovano Filho
    297-326
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9817
  • A Dança Sagrada: uma discussão de Memória Bergsoniana em movimento

    Wermerson Meira Silva, João Diogenes Ferreira dos Santos
    327-338
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9784
  • Eu pedagoga memoriando: depois do dito e revivido, quem sou agora ‘Amadurecida’?

    Zoraya Maria de Oliveira Marques
    339-351
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9850
  • Só para não passar em branco: uma revisão narativa sobre a branquitude

    Vanessa Pita Sousa, Dóris Firmino Rabelo, Jeane Saskya Campos Tavares
    352-368
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.8730
  • Mulher vítima de violência sexual e a assistência de enfermagem no Brasil: revisão integrativa de literatura

    Naila Costa Sousa Santos, Hêmily de Souza Santos, Girlane Alves de Souza, Antonio Carlos Santos Silva
    369-382
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.8597
  • Constituição da sexualidade feminina negra e hipersexualização infantil: o caso de Mignonnes

    Ricardo Mendes Mattos
    383-411
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9048
  • A visão psicanalítica da Identificação do Negro no Brasil: e sua relação com a paranoia social

    João Ezequiel Grecco, Christian Ingo Lenz Dunker
    412-437
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9692

NOVAS(OS) PESQUISADORAS(ES)

  • Racismo reverso e o Programa Trainee Magazine Luiza 2021

    Marcelo Brandão Araujo
    438-457
    DOI: https://doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9165