https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/issue/feedRevista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)2024-12-31T20:23:23-03:00Prof. Dr. Daelcio Ferreira Campos Mendonçapoliges@uesb.edu.brOpen Journal Systems<div align="justify">A <strong>Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGÉS)</strong> tem como eixo editorial temas voltados para a política pública e gestão educacional, com o objetivo de a) Divulgar a produção científica dos grupos de pesquisas nacionais e internacionais que estejam trabalhando com temas relacionados à política pública e gestão educacional; b) Aprofundar o conhecimento dos temas relacionados às linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação vinculados à área; c) Estimular a produção científica da graduação e pós-graduação; d) Contribuir com a difusão do conhecimento e divulgação de pesquisas mais recentes na área da política e gestão educacional.</div>https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15539La escuela rural en una región afectada por conflictos territoriales en México 2024-12-11T20:59:12-03:00Diego Juárez Bolañosdiego.juarez@ibero.mx<p>O artigo examina uma experiência educacional desenvolvida em uma área montanhosa e de difícil acesso no estado de Sinlaloa, no norte do México. O objetivo é examinar o desenvolvimento de uma proposta educacional, denominada Escola de Concentração Rural Santa Gertrudis, construída em um território historicamente afetado pela violência social causada pelo tráfico de drogas, o que a torna uma proposta atípica neste tipo de contexto. Os dados foram obtidos através de visita à escola onde foram aplicadas entrevistas e observações. O texto destaca que a construção e o desenvolvimento da experiência educativa tem sido fruto de iniciativas e esforços dos atores locais e inferimos que se tornou um espaço de paz, onde de alguma forma é contida a violência social existente no meio social.</p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15515Financiamento público da Educação do Campo no Município de Itabuna-BA, no período de 2020-20232024-12-11T21:18:58-03:00Edjaldo Vieiraedjaldov@gmail.comArlete Ramos dos Santosarlerp@hotmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo analisar o financiamento da Educação do Campo no município de Itabuna-Ba, no período 2020-2023, à luz da legislação, fundos e dos programas do governo federal. A pesquisa centrou sua ação investigativa com base na questão de estudo: como se deu o financiamento da Educação do Campo no município de Itabuna no período 2020-2023? A pesquisa tem como método de análise o Materialismo Histórico-Dialético (MHD), considerando suas principais categorias de análises de dados concretos da realidade, as mediações, contradições, qualidade e quantidade e, as categorias empíricas, como o financiamento da educação, a gestão da escola e os principais programas federais de educação. Os procedimentos metodológicos que nos serviram de aportes foram a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de aprofundamento do referencial teórico que embasará a investigação e a análise dos dados levantados e a pesquisa documental. A análise dos dados levantados demonstra que a Educação do Campo ainda é colocada em um nível inferior se for comparada à educação desenvolvida na rede urbana, pois tem poucos recursos, pouca assistência e sem condições de funcionamento. Ficou evidente que no município de Itabuna os recursos e programas de financiamento aplicados ainda são exclusivos do governo federal. Conclui-se que estes ainda não são suficientes para a melhoria das condições da Educação do Campo no Município <em>lócus</em> deste estudo.</p> <p> </p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15536Podemos falar em financiamento da Educação do Campo?2024-12-11T21:05:48-03:00Ehrick Eduardo Martins Melzerehrickmelzer@ufpr.br<p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-family: Arial, serif;">O artigo tem como objetivo refletir como devemos pensar o Financiamento da Educação do Campo, a partir da questão lançada em seu título. A abordagem metodológica utilizada é a perspectiva da Construção do Espaço de Henri Lefebvre e do Contraespaço de Ruy Moreira; debatendo a história do Financiamento da Educação, a participação histórica da Educação do Campo nos recursos destinados à educação e as perspectivas futuras formativas dentro do Fórum Nacional de Educação do Campo (FONEC), Conselho Nacional de Educação do Campo (CONEC), articulações e movimentos por uma educação do campo dos estados para debater, desenvolver o controle social e disputar o financiamento na perspectiva da Educação do e no Campo. Defendo que o conhecimento da temática pelos povos dos campos, águas e florestas é chave para o avanço dos mecanismos de efetivação do direito à uma Educação do e no Campo e na consolidação de Contraespaços de resistência e produção de conhecimento acerca do financiamento da educação. </span></span></p>2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15785Expediente2024-12-31T20:20:07-03:00Daelcio Ferreira Campos Mendonçadaelcio.ferreira@uesb.edu.br2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/15786Editorial2024-12-31T20:23:23-03:00Arlete Ramos dos Santosarlerp@hotmail.comLuciélio Marinho da Costaleomarinhodufpb@gmail.comJoedson Brito dos Santosjoedson.brito.professor@ufcg.edu.br2024-12-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)