Gestão escolar democrática durante a Pandemia de Covid-19: participação e novas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22481/poliges.v4i2.12954Palavras-chave:
Covid-19, Escola Pública, Gestão DemocráticaResumo
Fruto de observações e pesquisas ocorridas durante a experiência com o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), conciliadas com a prática realizada como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2021/2022, este artigo tem como objeto de estudo as práticas de gestão democrática de uma escola municipal de ensino fundamental, localizada no município de Rio Verde – GO e salientamos suas relações de mobilização da comunidade (escolar e externa) de modo a potencializar a construção e valorização de princípios democráticos durante a pandemia de COVID-19 no país. Realizamos uma pesquisa bibliográfica com análise documental e relatos etnográficos construídos por meio da observação participante durante o segundo semestre de 2021, em que o ensino semipresencial e as ações de biossegurança direcionadas à pandemia afetaram a normalidade escolar. Em consequência, alteraram-se as relações cotidianas cuja percepção de assegurar a saúde pública estava em evidência no ambiente escolar. Contudo, a legislação aprovada e a participação dos cidadãos no envolvimento direto com a escola foram percebidas como uma possibilidade de novas perspectivas participativas.
Downloads
Referências
BRASIL. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Brasília: MEC, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Ministerial No 2.896, de 17 de setembro de 2004. O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Diário Oficial [da] Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 set. 2004b. Seção 2, p. 7-8.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 2. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
CROZIER, Michael. The bureaucratic Phenomenom. Chicago, The University of Chicago Press, 1964.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
GARCIA, Marisa. A Formação Contínua de professores no HTPC: alternativas entre as concepções instrumental e crítica. 2003. Tese (Doutorado) – Pontifica Universidade de São Paulo, São Paulo.
LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7.ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LIMA, Licínio C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MOUFFE, Chantal. Sobre o político. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.
PRZEWORSKI, Adam. Crises da democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
PUIG, Josep Maria et al. Democracia e participação escolar: propostas de atividades. São Paulo: Moderna, 2000.
PUIG, Josep Maria; Araújo, Ulisses F. Educação e Valores: Pontos e contrapontos. Org. Valéria Amarim Arantes. São Paulo: Summus, 2007.
ROGERS, Wendy; BALLANTYNE, Angela. Populações especiais: vulnerabilidade e proteção.
RECIIS - R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, Rio de Janeiro, v.2, p. 31-41, dez. 2008.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 42ª ed. campinas, SP: autores associados, 2012.
SILVA, Rafael Messias; Silva, Hellenryzia Nunes; Quinteiro, José Reinaldo de Araújo. A importância da Lei 13.987/2020 para os alunos da rede municipal de Ensino de Rio Verde durante a Pandemia da COVID-19: saúde, educação e cidadania. Anais [recurso eletrônico] - 1° Congresso nacional transdisciplinar da saúde, 22 a 24 de novembro de 2021. / Coordenador: Alberto Barella Netto [et al]. – Rio Verde, GO: Universidade de Rio Verde, 2021. P.14. Disponível em: <https://www.unirv.edu.br/conteudos/fckfiles/files/anais%20i%20congresso%20nacional%20transdisciplinar%20da%20sa%c3%bade%202021%20-%20ok(3).pdf>. Acesso em: 02 de fevereiro de 2022.
SILVEMEN, David. The theory of organizations a sociological framework. London, Heinemann, 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.