Mulheres nas lutas de resistência à ditadura empresarial-militar na Bahia: perspectivas no ensino de história.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v20i2.10188

Palavras-chave:

História regional. História local. Ditadura Empresarial-Militar. Mulheres. Ensino de História.

Resumo

Neste artigo, pretendemos analisar as trajetórias de mulheres nas lutas contrárias à Ditadura Empresarial-Militar, sob a ótica regional e local. Frequentemente ignoradas nas abordagens e nos materiais didático-pedagógicos do ensino de História sobre os espaços políticos e institucionais, as mulheres estão apagadas também nas narrativas sobre resistências e lutas. No sentido contrário a essa tendência, traçamos reflexões que contemplem a temática da participação desses sujeitos no combate ao governo ditatorial na Bahia. No contexto da história local e regional, propomos algumas considerações sobre as políticas de preservação de memória e reparação do passado traumático a partir do estudo do monumento/antimonumento “Aos 27 Baianos Mortos e Desaparecidos Políticos, Vítimas da Ditadura Militar”, situado no município de Vitória da Conquista, cidade berço de duas mulheres que se lançaram nos embates contra a opressão ditatorial, Dinaelza Coqueiro e Diva Santana. Em tempos de questionamentos infundados do conhecimento científico com vistas ao revisionismo e negacionismo histórico, acreditamos que permitir a visibilidade, nas escolas, das histórias vividas por mulheres militantes é uma forma de resistir ao apagamento da memória nos campos de embates de disputas pela rememoração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Rodrigues da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia. Mestre em Ensino de História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Downloads

Publicado

2022-02-09

Como Citar

Rodrigues da Silva, D. (2022). Mulheres nas lutas de resistência à ditadura empresarial-militar na Bahia: perspectivas no ensino de história. Politeia - História E Sociedade, 20(2), 95-115. https://doi.org/10.22481/politeia.v20i2.10188