“Retratos” de trovadores: a tradição galego-portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.22481/politeia.v15i1.3700Palavras-chave:
Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiros Provençais, Lírica GalegoPortuguesa, Poesia MedievalResumo
Os cancioneiros medievais - autênticos repertórios - podem caracterizar-se como “livros de poesia” que, em geral, são acompanhados pela notação musical, convertendo-se também em “livros de música” e “livros de canto”. O Cancioneiro da Ajuda, a mais antiga recolha de poesia trovadoresca galego-portuguesa, não nos transmitiu a transcrição neumática, apesar dos espaços que para ela estavam reservados. No entanto, testemunha-nos, através dos procedimentos decorativos, elementos fundamentais que ilustram a performance interpretativa das cantigas medievais, entre o trovador e seus intérpretes. Esta reflexão, servindo-se da tradição galo-românica, em particular dos cancioneiros provençais, procurará pôr em evidência a retratística dos trovadores. Se na tradição provençal, os principais manuscritos iluminados mostram-nos o trovador, quase sempre, como personalidade estática e solitária, no Cancioneiroda Ajuda, nota-se uma real mise en scène entre a imagem do poeta e seus intérpretes, masculinos e femininos, ligados à música, ao canto e à dança. O Cancioneiro da Ajuda faculta-nos através destas imagens uma verdadeira “chave de ouro” para a fruição da poesia medieval.