Os ideais de ordenamento, civilização e progresso na Província do Grão-Pará em um período de aceleradas transformações (1840-1870)

Autores

  • Rogério Guimarães Malheiros
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha

Palavras-chave:

Economia, Instrução Pública, Modernidade, Província do Grão-Pará

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir e analisar o processo de transformações políticas, econômicas e socias ocorridos na Província do Grão-Pará, no período de 1840 a 1870, de forma que privilegiamos a questão que, em meio a essas transformações, como a introdução a navegação a vapor na região, a abertura a navegação internacional do Rio Amazonas e a crescente economia gomífera, a Instrução Pública e, por conseguinte, a formação de professores foram eleitas, pela classe política e abastarda da província, como os mecanismos propagadores dos ideais modernos de ordenamento, progresso e civilização entre os cidadãos da Província, em especial os que circulavam pelo centro da capital, cidade de Belém. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-17

Como Citar

Malheiros, R. G., & Rocha, G. O. R. da. (2018). Os ideais de ordenamento, civilização e progresso na Província do Grão-Pará em um período de aceleradas transformações (1840-1870). Politeia - História E Sociedade, 16(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3748