Uma tradiçao esquecida: os desfiles patrocinados pela Coca-Cola e pelo Jornal Última Hora

Autores

  • Guilherme José Motta Faria

Palavras-chave:

História Social da Cultura, História do samba, Festas populares, Desfiles carnavalescos

Resumo

Trabalhando com a questão das transformações estéticas e ideológicas nos enredos das agremiações na década de 1960, me deparei com um assunto bastante instigante a menção de um evento pré-carnavalesco, apresentado como o “Grande Desfile de Escolas de Samba”, promovido pelo Jornal Última Hora e Coca-Cola. Aguçou a minha curiosidade por conta do grande aparato de divulgação empenhado pelo Jornal na promoção do referido desfile e sobretudo, o porque do desaparecimento do evento após a sua sexta edição em 1962. Questões econômicas e políticas envolvidas no momento onde o poder Público se apoderava dos desfiles oficiais das agremiações, me abriram uma possibilidade de investigação de carnavais patrocinados na metade do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-17

Como Citar

Faria, G. J. M. (2018). Uma tradiçao esquecida: os desfiles patrocinados pela Coca-Cola e pelo Jornal Última Hora. Politeia - História E Sociedade, 16(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3749