Igreja, Educação e Escravidão no Brasil

Autores

  • Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Resumo

A partir de uma perspectiva de longa duração acerca da “História do Brasil Colonial”, refletimos sobre algumas peculiaridades das idéias pedagógicas dominantes – e da literatura a elas pertinente como catecismos, cartilhas e manuais escolares –, reveladoras da mentalidade, da cultura e, sobretudo, de modalidades de educação escolar ministradas no período colonial, nas terras do Brasil. Os catecismos destinavam-se ao propósito evangelizador de ensinamentos cristãos. As cartilhas e manuais escolares destinavam-se aos ensinamentos e à aprendizagem das primeiras letras, da aritmética e, acima de tudo, da religião católica. Refletimos, prevalentemente, sobre os Exercícios Espirituais, as Constituições da Companhia de Jesus e a Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesu, correlacionando estes documentos com os caminhos que a Companhia seguiu, desde Inácio de Loyola até a supressão da Ordem em 1773, e a influência desses documentos na proposta educacional dos Jesuítas.

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Publicado

2010-06-07

Como Citar

Casimiro, A. P. B. S. (2010). Igreja, Educação e Escravidão no Brasil. Politeia - História E Sociedade, 7(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/politeia/article/view/3879