A atuação da imprensa católica durante o governo militar no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/politeia.v20i1.8446

Resumo

Para compreender como se deu a relação entre a Igreja Católica e o governo militar brasileiro nos Anos de Chumbo e como se construiu esse jogo de interesses entre as duas instituições com mais poder político no cenário nacional, é realizado o estudo das matérias publicadas no jornal da Cúria Metropolitana de São Paulo, O São Paulo. O período estudado vai de novembro de 1970, quando D. Paulo Evaristo Arns é nomeado para ser o quinto Arcebispo de São Paulo; e março de 1974, quando chega ao fim o governo mais repressor do período ditatorial, o comandado pelo general Emílio Garrastazú Médici. Com o estudo, verificou-se que o jornal, apesar da censura, fez uma cobertura extremamente opinativa. Tal fato traduz o espírito do arcebispo à frente da cidade de São Paulo, D. Paulo Evaristo Arns, que optou pelo enfrentamento aos militares de forma respeitosa e diplomática, e em território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Newton Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Vera Chaia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC´-SP)

Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado pela Universidad Rey Juan Carlos (URJC), Espanha.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Silva, N., & Chaia, V. (2021). A atuação da imprensa católica durante o governo militar no Brasil. Politeia - História E Sociedade, 20(1), 243-256. https://doi.org/10.22481/politeia.v20i1.8446