Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Reconhecer o pleno conhecimento das Diretrizes para autores e das Normas Gerais para publicação, bem como ter realizado a submissão de acordo as orientações contidas nos tutoriais disponibilizados pela revista, sob pena de sua não validação e, consequentemente, sua rejeição automática no sistema.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação em outro periódico.
  • O(s) autor(es) informado(s) no texto e nos metadados do sistema é(são) o(s) único(s) responsável(is) pelo conteúdo publicado em seu(s) artigo(s).
  • Os resumos em inglês e em espanhol foram traduzidos por profissional da área de língua estrangeira e não fora utilizado programas de tradução (sob pena de verificação e sujeito ao não aceite da submissão).
  • Todos os metadados do sistema foram preenchidos estritamente como o indicado no tutorial de submissão (seu não cumprimento pode invalidar o aceite da submissão).
  • O autor (autores), desde que atenda(m) as condições editoriais, se voluntariará (ão) a avaliar ao menos um manuscrito do periódico, independentemente do resultado do processo de avaliação de sua submissão.
  • Os links das URLs nas referências estão válidos e ativos (Não serão aceitos links de DOI como substitutos aos links originais da publicação consultada).
  • O manuscrito está sendo apresentado tanto no template com identificação como no template sem identificação.
  • Apresentação obrigatória da declaração de originilidade (com a respectiva cópia do documento pessoal), bem como da autorização de publicação, devidamente assinadas pelo(s) autor(es).

Diretrizes para Autores

NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL

A Revista Práxis Educacional é um periódico de publicação em fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Publica artigos inéditos resultantes de pesquisas científicas, além de resenhas de livros.  Artigos de revisão sistemática de literatura, somente são aceitos desde que apresentem orientações inéditas para pesquisa futuras. Seu objetivo central é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação, desenvolvidos por pesquisadores de diferentes contextos educacionais do Brasil e do exterior.

 INSTRUÇÕES GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

 1.1 Serão publicados trabalhos inéditos, resultantes de pesquisa científica, relacionados com a área de educação, apresentados conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor: NBR 6022:2018 – Artigo em publicação periódica impressa; NBR 6028:2021 – Resumo , resenha e recensão; NBR 10520:2023 – Citações em documentos; NBR 14724:2011 – Elaboração de trabalhos acadêmicos; NBR 6023:2020 – Referências.

1.2 Serão aceitos, para análise com vistas à publicação, somente trabalhos de doutores, doutorandos e mestres de Instituições de Ensino Superior, bem como de outros espaços educativos (movimentos sociais, escolas, organizações não-governamentais, entre outros). Ao menos um dos autores deve ser doutor.

1.3 No processo de submissão, obrigatoriamente deverão ser encaminhadas a autorização para publicação do trabalho, se aprovado pelo Comitê Científico e pelo Conselho Editorial, bem como a declaração de originalidade do texto, devidamente assinados por todos os autores (assinaturas eletrônicas somente são válidas as geradas via Gov.br) . Os modelos encontram-se na página eletrônica da revista, seguindo o caminho: Sobre > Política > Autorização para publicação de trabalhos.

1.4 Cada trabalho encaminhado (artigo científico ou resenha) será objeto de apreciação pelo Comitê Científico (avaliação duplo-cega, entre pares).  Havendo divergência entre os pareceres, o manuscrito será encaminhado para avaliação de outro parecerista até que se obtenha a sua devida concomitância; em casos excepcionais, poderá  ser  adotada uma decisão, pelo editor chefe,  designada como “parecer de consolidação”.

1.5 Os autores serão informados, por mensagem, via sistema, da aceitação ou recusa do manuscrito, em cada uma de suas etapas de avaliação (desk reivew e double blind review).

1.6 Os manuscritos deverão ser submetidos exclusivamente pelo portal da revista (http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis), sendo vedado o envio por outros meios.

1.7 O processo de submissão do manuscrito deverá atender estritamente ao envio dos seguintes arquivos, para que seja avaliado em desk review (submissões fora deste padrão, não serão avaliadas e, portanto, automaticamente rejeitadas no sistema):

quando da submissão

- arquivo no devido template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), com identificação de autoria (desde que não ultrapasse 2MB);

- arquivo no devido template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), sem identificação de autoria (desde que não ultrapasse 2MB);

- declaração de originalidade* (devidamente assinada por todos os autores; assinaturas eletrônicas, somente são válidas as geradas via Gov.br ), em um único arquivo em formato pdf;

- autorização de publicação* (devidamente assinada por todos os autores; assinaturas eletrônicas, somente são válidas as geradas via Gov.br);

* na ausência da assinatura eletrônica válida (Gov.br), faz-se necessária a inclusão do respectivo documento pessoal; comprobatório das assinaturas físicas nos documentos 

- elementos ilustrativos (quadros, fotos, desenhos, mapas, diagramas, gráficos etc.),  sempre que constantes no texto, deverão ser encaminhados em arquivos individuais, correspondentes, portanto, ao elemento indicado. Por ex.: se no texto temos a figura 1, então, deverá ser incluído, junto aos demais arquivos da submissão, um arquivo salvo como Fig1, correspondente à imagem mencionada no texto. Este arquivo, obrigatoriamente deverá ser salvo em formato jpg e sua qualidade de imagem deverá ser superior a 300dpi, não ultrapassando 2 MB.

- declaração de aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa, quando se tratar de pesquisa que envolve seres humanos (esta informação poderá constar como nota de rodapé no texto, incluindo o respectivo número da autorização). 

quando da aprovação do manuscrito (se indicadas correções):

- arquivo no devido template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), com identificação de autoria; com a devida indicação no texto  das alterações e correções realizadas (desde que o arquivo não ultrapasse 2MB);

- arquivo no devido template, em extensão .doc ou docx (padrão MS Word para Windows), com identificação de autoria; devidamente corrigido e apto à publicação, é dizer, formatado e normalizado de acordo ao template disponibilizado (desde que o arquivo não ultrapasse 2 MB)

quando da aprovação do manuscrito (sem indicação de correções):

- poderá ser requerida alguma atualização de arquivo.

1.8 Todos os elementos ilustrativos (fotos, desenhos, figura, imagens, mapas, diagramas, gráficos, quadros,  etc.),  deverão estar em formato JPG com resolução mínima de 300 dpi, de forma que suas dimensões possam ser ampliadas ou reduzidas sem prejuízo à sua legibilidade. Conforme descrito no item anterior, será necessário o envio de todas as imagens, individualmente, em seus devidos arquivos originais, cujo nome deverá corresponder ao tipo da imagem.

1.9. No corpo do texto, as imagens deverão obrigatoriamente ser informadas no texto, sempre antes do item; encabeçadas por seus respectivos títulos do cabeçalho (em negrito) e sua legenda (em formatação simples) , e imediatamente abaixo deverão ser apresentadas suas legendas textuais e registradas suas fontes; textos explicativos poderão ser utilizados, desde que não ultrapassem 3 (três) linhas. Mapas devem conter suas respectivas escalas e legendas gráficas. Ao se tratar de material originário da pesquisa, a indicação de sua redação deverá ser Fonte: “dados da pesquisa” ou “elaboração própria”.

1.10 As tabelas, enumeradas sequencialmente, deverão ser produzidas em preto e branco, por meio de recursos do editor de textos, de acordo com as normas em vigor, em arquivo editável. Esses elementos não serão aceitos, sob hipótese alguma, em formato de imagem no texto.

1.11 Reprodução de elementos ilustrativos, tabelas, quadros e gráficos oriundos de outras publicações, somente serão aceitos se vierem acompanhados da devida permissão de reprodução, escrita por seu detentor de direito autoral do trabalho original, ou a indicação de licença de copyright. 

1.12 Fórmulas matemáticas, se apresentadas em formato de imagem, deverão ser indicadas no texto como figura ou imagem; caso contrário, obrigatoriamente  deverão ser criadas a partir do comando próprio do editor de textos.

1.13 O uso de notas de rodapé deverá ser apenas de caráter explicativo, em texto sucinto, evitando-se ao máximo seu emprego. Não é permitido seu uso para notas bibliográficas. Deverão estar devidamente numeradas em algarismos arábicos, de acordo sua sequência textual e serem formatadas a partir do comando automático de inserção de notas de rodapé do editor de textos, inseridas ao final do texto, em formato de corpo 10, alinhadas à esquerda com espaçamento simples entre linhas, contendo no máximo 300 caracteres (com espaço), por nota;

1.14 Notas de agradecimentos, citadas em formato de nota de agradecimento, ao final do texto e anteriores as referências, deverão se limitar apenas quando da necessidade em se informar o apoio de instituições ou agentes financiadores e não poderão fazer referências diretas ou indiretas à autoria.

1.15 Não serão aceitos nenhum elemento em forma de anexo ou qualquer outro tipo de anexo ao final do corpo do texto, após as referências.

1.16 Quanto à extensão dos trabalhos encaminhados, é necessário atender aos requisitos seguintes, observando tal paginação exclusivamente no formato template; arquivos fora do padrão, não serão avaliados em primeira avalição (desk review) e serão automaticamente rejeitados no sistema:

a) manuscritos, no mínimo15 páginas, sem contar as referências e no máximo de 25 páginas, com referências;

b) resenhas, no mínimo de 3 páginas e no máximo 5 páginas.

1.17 Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de serem encaminhados para a revista.

1.18 Só serão encaminhados para o Comitê Científico os trabalhos que atenderem às normas atuais de formatação e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no caso de submissões encaminhadas a partir de estudos realizados no Brasil, independentemente do idioma do trabalho. No caso de submissões oriundas de estudos realizados no exterior, deverão seguir o padrão APA Style.  O trabalho que estiver fora das normas, tanto na citação como nas referências, não será avaliado em primeira avalição (desk review) e será automaticamente rejeitado no sistema.

1.19  A fim de se assegurar o anonimato tanto de autoria, como de avaliadores durante todo o processo editorial, não se aceitará no arquivo do template (sem autoria), quaisquer referências que possibilitem ao parecerista identificar, durante a avaliação duplo-cega, diretamente ou indiretamente a autoria de seus escritores. Recomenda-se o emprego de XXX em substituição a nome de autores e/ou instituições a que se encontrem vinculados. Da mesma forma, não serão encaminhados aos autores, arquivos gerados pelos pareceristas em que constem sua identificação.

 1.20 Todos os trabalhos encaminhados à Revista Práxis Educacional serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial, que analisa sua adequação às Normas e à Política Editorial da Revista e decide pela recusa ou envio aos pareceristas, membros de seu Comitê Científico que farão, por sua vez, a avaliação duplo-cega.

1.21 Cabe ao Conselho Editorial da Revista decidir pela oportunidade e publicação dos trabalhos aprovados pelo Comitê Científico.

1.22  Uma vez aprovados, os manuscritos encaminhados à Revista Práxis Educacional poderão ser publicados sob forma de artigos ou resenhas, desde que reservado seu direito em publicar apenas aqueles textos que estejam devidamente em conformidade à norma culta da língua em que são apresentados. Desta forma, todos os textos que, após a devida aprovação explicitada no item 1.12, deverão ser obrigatoriamente submetidos a uma revisão textual final, realizada por profissionais selecionados e indicados pela própria revista, cujo custeio é de estrita responsabilidade de seu(s) autor(es), devido a restrições orçamentárias institucionais. 

1.23  A Revista Práxis Educacional reservar-se-á ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou coautoria) em intervalos inferiores a um ano.

1.24  À Revista Práxis Educacional ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.

1.25  A política de ética de publicação da Revista: i) obedece à Resolução nº 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece as normas regulamentadoras sobre pesquisas, envolvendo seres humanos; ii) procede ao envio para o (s) autor (es) do parecer conclusivo do artigo.

1.26 A apreciação do artigo pelos pareceristas reside na consistência do resumo (apresentando, necessariamente, objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e resultados); consistência interna do trabalho (com relação ao objetivo, referencial teórico e/ou procedimento metodológico e aos resultados); consistência do título (com relação ao conhecimento produzido); qualidade do conhecimento educacional produzido (com relação à densidade analítica, evidências ou provas das afirmações apresentadas e ideias conclusivas); relevância científica (com relação aos padrões de uma pesquisa científica); originalidade do trabalho (com relação aos avanços da área de Educação) e adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.

1.27  Se necessário, o manuscrito aprovado, sem restrições, poderá ser submetido a pequenas correções, visando à melhoria do texto.

1.28  Cada artigo ou resenha poderá ter no máximo 3 (três) autores, todos pertencentes a grupos de pesquisas. Exige-se obrigatoriamente que todos os autores sejam mestres,  doutores ou  doutorandos, sendo ao menos um doutor. Quando justificado, o artigo poderá ter no máximo 4 (quatro) autores. Ao menos um dos autores doutores deverá ser integrante de um grupo de pesquisa.

1.29  As contribuições de cada autor deverão ser obrigatoriamente informadas no ato da submissão do manuscrito, em que deverá constar no item relativo ao minicurrículo do autor, ao final das referências (vide template). Neste processo, a revista adota o sistema CRediT, cujas especificação considera 14 diferentes tipos de papéis de autoria ou contribuições: Administração do Projeto, Análise Formal, Conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação, Metodologia, Obtenção de Financiamento, Recursos, Software, Supervisão, Validação e Visualização. Maiores informações poderão ser obtidas no endereço eletrônico do NISO https://credit.niso.org/ ou ainda na página do Scielo https://blog.scielo.org/blog/2020/01/23/devemos-adotar-ferramentas-para-diferenciar-as-contribuicoes-em-trabalhos-academicos/#.YbF1vfHMLVM

1.30  O(s) autor(es) deve(m) apresentar obrigatoriamente a declaração de que o manuscrito é, realmente, inédito e não está sendo apreciado/submetido em outro periódico. Sua não apresentação implica a não aceitação do manuscrito para avaliação em desk review e, portanto, a sua rejeição automática no sistema.

1.31 Será empregada ferramenta antiplágio para análise da condição de inedetismo da submissão.

1.32 De acordo a Lei de Direitos Autorais Brasileira, Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, o estilo de redação, a exatidão, adequação e fidelidade da procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade de seu(s) autor(es).

1.33  Ao enviar espontaneamente um manuscrito à Revista Práxis Educacional, implica a seus autores o pleno conhecimento da cessão dos direitos autorais de primeira publicação à revista e posteriores publicações em outros veículos deverão ocorrer mediante autorização prévia da revista e deverão ainda referir-se a publicação original na Revista Práxis Educacional indicando o ano, o número e o volume; acorde ao que preconiza a licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, adotada pela revista.

1.34  É obrigatório possuir um identificador digital ORCiD (acesso ao registro de novo cadastro https://orcid.org/register). Todo os autores deverão ser registrados no ORCiD e, por sua vez,  deverão incluí-los devidamente nos metadados de autor, no ato da submissão do manuscrito no portal. Os dados de autor no ORCiD serão devidamente verificados e, para aqueles autores, sobretudo estrangeiros, que não possuírem informações em seus devidos registros de ORCiD e não seja possível verificar suas credenciais científicas, automaticamente o manuscrito será rejeitado no sistema, sem possibilidade de avaliação em desk review.

1.35 Submissões cujos autores não constem nos metadados do portal, mas figurem em alguns dos arquivos submetidos no sistema, não serão avaliadas em desk review e automaticamente serão rejeitadas no sistema.

1.36 Datas relativas à submissão do manuscrito e aprovação pelo Conselho Editorial serão extraídas das informações contidas no sistema.

1.37 O tempo mínimo de tramitação das submissões é de 6 (seis meses), porém, poderá haver variação nesse intervalo, dependendo da consistência da submissão, de acordo com as normas editoriais, da disponibilidade e agilidade dos pareceristas ad hoc, da estabilidade do sistema.

1.38 À equipe editorial caberá zelar pela lisura do processo editorial respondendo, por ventura, a questionamentos interpostos por autores ou pareceristas, ou quaisquer membros da comunidade científica, acerca de alguma das etapas editoriais.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS 

Serão aceitos trabalhos resultantes de estudos e pesquisas.

A digitação, a organização e a formatação do texto devem seguir estritamente as seguintes orientações:

2.1    Os trabalhos devem ser digitados no editor de textos (compatível com o padrão MS Word para Windows):

  • papel tamanho A4 (21cm x 29,7 cm);
  • Margem direita e inferior com 2 cm;
  • Margem esquerda e superior de 3 cm;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;
  • Letra Times New Roman, fonte 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas (com mais de 3 linhas, que deverão ter tamanho da fonte 10, espaçamento simples das entrelinhas, recuo de 4cm da margem esquerda; entre o texto e a citação deverá ser aplicado 1 espaço de 1,5 cm). As notas de rodapé que devem estar com fonte 10; quadros e tabelas deverão ser editados em fonte tamanho 10;
  • Alinhamento justificado no texto, e à esquerda, nas referências.

2.2  Os trabalhos devem ser apresentados da seguinte forma:

2.2.1  Título (nos três idiomas) - centralizado, em letras maiúsculas (no template apenas, porém no sistema deverá ser inserido no formato de Sentence case) , fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito. O título deverá conter, no máximo, 100 (cem) caracteres com espaço;

2.2.2  Nome do(s) autor(es) - abaixo dos títulos (separados por espaçamento simples), fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhado à direita, seguido de seu ID do ORCiD (apenas a numeração, sem vínculo de hiperlink, p. ex.: 0000-0000-0000-0000);

2.2.3  Afiliação do(s) autor(es) – abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) (separados por espaçamento simples), fonte Times New Roman, tamanho 12,  alinhado à esquerda, contendo o nome completo da instituição, o local da instituição, a cidade da instituição, o estado da instituição e o país da instituição, seguidos pelo correio eletrônico do autor, sem vínculo de hiperlink;

2.2.4  Resumo (nos três idiomas) - abaixo da afiliação (separados por espaçamento simples), contendo no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço simples. O termo Resumo, em negrito, fica na linha anterior ao resumo propriamente dito;

2.2.5  Palavras-chave (nos três idiomas), entre três e cinco, devem ser apresentadas logo após o resumo do respectivo idioma, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula (ABNT NBR 6028:2021). O termo Palavras-chave deve estar em negrito e seguido por dois pontos. As palavras/termos chaves são separadas por ponto e vírgula, grafadas em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos.

OBS: As palavras-chave, preferencialmente deverão constar no Thesaurus Brasileiro da Educação (ou dicionário controlado equivalente):

https://vocabularyserver.com/brased/index.php

2.2.6   As citações, as notas e as referências devem seguir as normas da ABNT em vigor. As notas de rodapé devem ser inseridas ao longo do texto; não é permitido o uso de notas de rodapé para notas bibliográficas:

- as citações devem estar de acordo com as normas recentes da ABNT, usando o sistema de chamada  autor-data;

2.2.7 Abstract (abaixo do Resumo/Palavras-chave) e Resumen (abaixo do Abstract/Keywords), em negrito, contendo no mínimo 100 e no máximo 250 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, em espaço simples. Os termos Abstract e Resumen, em negrito, ficam na linha anterior ao texto do resumo propriamente dito;

2.2.8 Keywords e Palabras clave, em negrito, figuram imediatamente após os seus respectivos resumos, afastadas por um espaço simples, em ordem alfabética e separadas por ponto e vírgula (ABNT NBR 6028:2021). O termo deve estar em negrito e seguido por dois pontos. As palavras/termos chaves são separadas por ponto e vírgula, grafadas em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos;

2.2.9 As referências devem ser apresentadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas. Alinhadas somente à margem esquerda do texto, em espaçamento de linha 1 e espaçamento simples depois do parágrafo;

2.2.10 Nomes de autores, organizadores, tradutores (quando houver), deverão ser escritos nas Referências sem abreviatura  (p. ex.: CASTRO, Antônio Santos. e não CASTRO, A.S.);

2.2.11 Os quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografias ou desenhos) devem ser informadas obrigatoriamente antes do respectivo item, o mais próximo possível dos parágrafos em que são mencionados, encabeçadas por seus respectivos títulos, e  deverão ser apresentadas suas legendas textuais e registradas suas fontes, imediatamente abaixo; textos explicativos poderão ser utilizados, desde que não ultrapassem 3 (três) linhas. Mapas devem conter suas respectivas escalas e legendas gráficas;

2.2.12 Titulação do autor, instituição, órgão de lotação, grupo de pesquisa a que pertence, bolsa de produtividade, etc.  devem constar no final do texto, após as Referências, com no máximo 3 (três linhas), seguido pela indicação obrigatória da contribuição de autoria na obra (veja-se  em 1.29 das instruções gerais) e a respectiva URL do autor (p. ex. Lattes).

2.2.13 A resenha, no mínimo de três e no máximo de cinco páginas, deverá vir com um título em português, inglês e espanhol (negrito e caixa baixa) e a referência do livro resenhado;

2.2.14 Cada resenha poderá ter no máximo dois (2) autores, com as respectivas titulações exigidas;

2.2.15 A apreciação da resenha reside na sua clareza informativa, crítica e crítico-informativa; apresentação do conhecimento produzido para área de Educação; consistência na exposição sintética do conhecimento do livro resenhado; adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa e às Normas da Revista Práxis Educacional;

EXEMPLOS DE CITAÇÕES

3.1 Citações indiretas:

Para sua formação profissional, é imprescindível que o graduando, ao longo do curso, tenha contatos com as escolas da comunidade para conhecer o cotidiano escolar, suas necessidades, seus problemas e seus avanços (Libâneo, 2004).

ou

De acordo Libâneo (2004), é imprescindível que, para sua formação profissional, o graduando, ao longo do curso, tenha contatos com as escolas da comunidade para conhecer o cotidiano escolar, suas necessidades, seus problemas e seus avanços

3.2 Citações diretas, curtas (contendo até três linhas):

Segundo Crusoé (2009, p. 99), “[...] na representação dos professores, a ideia de relação não se restringe somente aos conteúdos, mas também à relação entre os atores da prática social”.

ou

Pode-se concluir que, “[...] na representação dos professores, a ideia de relação não se restringe somente aos conteúdos, mas também à relação entre os atores da prática social” (Crusoé, 2009, p. 99).

3.3 Citações diretas, com mais de três linhas - destacadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhadas com o texto à direita e com o recuo de 4 cm da margem esquerda.

[...] Constata-se que a educação da população resulta na viabilidade de (melhor) qualificação profissional, além de maior número de pessoas com formação para o trabalho – o que vai gerar mão de obra excedente e, por isso mesmo, a possibilidade real de redução de gastos com pagamento de pessoal, como manda a lei da oferta e da procura (Nunes, 2010, p. 64).

4 EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS (ABNT 6023:2020)

Para todos os documentos em linha (on line), além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico (com o respectivo http ou https), precedido da expressão Disponível em: http://www.exemplo.com.br, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em: xx dez. 2021. (veja-se ABNT 6023:2020) 

4.1 Monografias (livros e trabalhos acadêmicos)

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

4.2 Monografias no todo em meio eletrônico

KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio (ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

4.3 Parte de monografia

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Aspectos éticos. In: RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. p. 19-20.

4.4 Publicação em periódicos

MENDONÇA, Lenny; SUTTON, Robert. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistado: Mitchekk Baker. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.

DANTAS, José Alves et al*. Regulação da auditoria em sistemas bancários: análise do cenário internacional e fatores determinantes. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 25, n. 64, p. 7-18, jan./abr. 2014. DOI: 10.1590/S1519-70772014000100002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1519-70772014000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 maio 2014.

*AINDA QUE FACULTADO PELA NBR 6023:2020, A REVISTA PRÁXIS EDUCACIONAL ADOTA, COMO POLÍTICA EDITORIAL, A OBRIGATORIEDADE DA INCLUSÃO, NAS REFERÊNCIAS, DOS RESPECTIVOS NOMES DOS AUTORES DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TENDO EM VISTA A DEVIDA ATRIBUIÇÃO E CREDITAÇÃO A TODOS ELES.

4.5 Artigo/matéria em jornal

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

PROFESSORES terão exame para ingressar na carreira. Diário do Vale, Volta Redonda, v. 18, n. 5877, 27 maio 2010. Caderno Educação, p. 41. Disponível em: http://www.bancadigital.com.br/diariodovale/ reader2/Default.aspx?pID=1&eID=495&lP=38&rP=39&lT=page. Acesso em: 29 set. 2010.

4.6 Trabalho apresentado em evento

MARTIN NETO, Ladislau.; BAYER, Cimélio; MIELNICZUK, João. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26., 1997, Rio de Janeiro. Resumos [...]. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. p. 443, ref. 6-141.

GONÇALVES, Carmen Diego. Estilo de pensamento na produção de conhecimento científico. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, 4., 2000, Coimbra. Actas do [...]. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia, 2000. Tema: Sociedade portuguesa: passados recentes, futuros próximos. Eixo temático: Reorganização dos saberes, ciência e educação, p. 1-18. Disponível em: http://aps.pt/wp-content/ uploads/2017/08/DPR462de12f4bb03_1.pdf. Acesso em: 3 maio 2010.

4.7 Autoria desconhecida

PEQUENA biblioteca do vinho. São Paulo: Lafonte, 2012.

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

4.8 Legislação

BRASIL. Ministério da Educação. Ofício circular 017/MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 26 jan. 2006. Assunto: FUNDEB.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conselho Universitário. Resolução no 01/2007, de 29 de março de 2007. Dispõe sobre a criação da modalidade Bacharelado do Curso de Graduação em Educação Física. Uberlândia: Conselho Universitário, 2007. Disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/ consultaAtaResolucao.php?tipoDocumento=resolucao&conselho=TODOS&anoInicioBusca=2007&anoFimB usca=2007&entrada=&pag=1. Acesso em: 20 set. 2007.

 

As URLs deverão vir acompanhadas obrigatoriamente de seus respectivos protocolos (http://) válidos, é dizer, acessíveis à consulta, sem vínculo de hiperlink no texto e sem a utilização dos sinais < >.

Declaração de Direito Autoral

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