O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072

Palavras-chave:

formação inicial, método de projeto, prática de ensino

Resumo

A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Bruno Correia Tempera, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutorando em Educação. Professor Assistente de Pedagogia e Matemática na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador do UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação. 

Luís Alexandre da Fonseca Tinoca, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutor em Educação. Professor Assistente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigador do UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Contribuição de autoria: Escrita – Revisão e Edição. 

Referências

ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da Prática Pedagógica - Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2nd ed. Coimbra: Almedina, 2018.

AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 3a ed. Coimbra: Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2.

AMORIM, Aline; FERNANDES, Maria José. A Formação Inicial, a Prática Pedagógica e o Processo de se Tornar Professor. Práxis Educacional, vol. 14, no. 30, p. 85–110, 2018. https://doi.org/https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4362.

BRONKHORST, Larike H.; KOSTER, Bob; MEIJER, Paulien C.; WOLDMAN, Nienke; VERMUNT, Jan D. Exploring student teachers’ resistance to teacher education pedagogies. Teaching and Teacher Education, vol. 40, p. 73–82, 2014. DOI 10.1016/j.tate.2014.02.001. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2014.02.001.

CHOI, Junghee; LEE, Ju Ho; KIM, Booyuel. How does learner-centered education affect teacher self-efficacy? The case of project-based learning in Korea. Teaching and Teacher Education, vol. 85, p. 45–57, 2019. DOI 10.1016/j.tate.2019.05.005. Available at: https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.05.005.

COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8th ed. [S. l.]: Routledge Falmer, 2018.

CONDLIFFE, Barbara; QUINT, Janet; VISHER, Mary G; BANGSER, Michael R; DROHOJOWSKA, Sonia; SACO, Larissa; NELSON, Elizabeth. Project-Based Learning: A Literature Review. [S. l.: s. n.], 2017. Available at: https://s3-us-west-1.amazonaws.com/ler/MDRC+PBL+Literature+Review.pdf.

CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa, vol. 47, no. 166, p. 1166–1195, 2017. https://doi.org/10.1590/198053144323.

DARLING-HAMMOND, Linda; BARATZ-SNOWDEN, Joan. A good teacher in every classroom: Preparing the highly qualified teachers our children deserve. Educational Horizons, vol. 85, no. 2, p. 111–132, 2007. .

DIESEL, Daniela; MATOS, João Filipe. Espaços educativos inovadores e o olhar dos professores para a ação docente. Educação e Cultura Contemporânea, vol. 16, no. 43, p. 375–395, 2019. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190018.

ESTRELA, Maria Teresa. Questões de profissionalidade e profissionalismo docente. 2001. Ser Professor no Limiar do séc. XXI [...]. [S. l.]: ISET, 2001. p. 113–142.

FERREIRA, Liliana; BRAIDO, Luiza; MARASCHIN, Mariglei; TONI, Dulcineia. Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: O que Dizem os Projetos Pedagógios e Quais Sentidos Produzidos por Egressos. Práxis Educacional, vol. 16, no. 43, p. 117–133, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6774.

GALVÃO, Cecília; REIS, Pedro. O conhecimento profissional dos professores: O estágio de Sofia. Revista de Educação, vol. XI, no. 2, p. 165–178, 2002. Available at: http://hdl.handle.net/10451/4722.

GARMSTON, R; LIPTON, L; KAISER, K. A psicologia da supervisão. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (ed.). A supervisão na formação de professores II. Da organização à pessoa. [S. l.]: Porto Editora, 2002. p. 17 ‑132.

GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina Muniz Rossa (Orgs.). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedadogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. [S. l.]: FCC-DPE (Coleção Textos FCC, vol. 29), 2009. Available at: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf.

KOSTIAINEN, Emma; UKSKOSKI, Tuija; RUOHOTIE-LYHTY, Maria; KAUPPINEN, Merja; KAINULAINEN, Johanna; MÄKINEN, Tommi. Meaningful learning in teacher education. Teaching and Teacher Education, vol. 71, p. 66–77, 2018. https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.12.009.

KRUEGER, Richard A.; CASEY, Mary Anne. Focus groups: A practical guide for applied research. 5th ed. [S. l.]: Sage Publications, 2014.

KWIETNIEWSKI, Katelyn. Literature Review on Project-Based Learning. Career & Technical Education Theses. 1, 2017. Available at: http://digitalcommons.buffalostate.edu/careereducation_theses/1.

LASAUSKIENE, Jolanta; RAUDUVAITE, Asta. Project-Based Learning at University: Teaching Experiences of Lecturers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 197, p. 788–792, 2015. DOI 10.1016/j.sbspro.2015.07.182. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.182.

LEE, Jean S; BLACKWELL, Sue; DRAKE, Jennifer; MORAN, Kathryn A. Taking a Leap of Faith: Redefining Teaching and Learning in Higher Education Through Project-Based Learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, vol. 8, no. 2, p. 3–13, 2014. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1426.

NICU, Adriana. Policy and Practice of Initial Teacher Training. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 180, p. 80–86, 2015. DOI 10.1016/j.sbspro.2015.02.089. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.089.

NIEMI, Hannele. Active learning - A cultural change needed in teacher education and schools. Teaching and Teacher Education, vol. 18, no. 7, p. 763–780, 2002. https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00042-2.

RANGEL, Manuel; GONÇALVES, Cláudia. A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica. Da investigação às práticas, vol. I, no. 3, p. 21–43, 2011.

SILVA, Maria. Projectos e Aprendizagens. 2005. Comunicação apresentada ao 2.o Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1o Ciclo, Porto, 24-25 Fevereiro 2005 [...]. [S. l.]: Porto: Areal, 2005.

SMITH, Kari. Mentoring - a profession within a profession. In: TILLEMA, Harm; WESTHUIZEN, Gert van; SMITH, Kari (eds.). Mentoring for Learning - Climbing the mountain. [S. l.]: Sense publishers, 2015. p. 283–298.

SUTHERLAND, Louise; HOWARD, Sarah; MARKAUSKAITE, Lina. Professional identity creation: Examining the development of beginning preservice teachers’ understanding of their work as teachers. Teaching and Teacher Education, vol. 26, no. 3, p. 455–465, 2010. DOI 10.1016/j.tate.2009.06.006. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2009.06.006.

TEMPERA, Tiago; TINOCA, Luís. Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers. 2020. Comunicação apresentada ao EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference [...]. [S. l.: s. n.], 2020. Available at: http://edite-events.elte.hu/.

VASCONCELOS, Teresa. Trabalho de Projeto como “ Pedagogia de Fronteira .” Da investigação às práticas, vol. 1, no. 3, p. 8–20, 2011. .

VIRTUE, Emilie E.; HINNANT-CRAWFORD, Brandi N. “We’re doing things that are meaningful”: Student Perspectives of Project-based Learning Across the Disciplines. The Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, vol. 13, no. 2, 2019. https://doi.org/https://doi.org/10.7771/1541-5015.1809.

VUJIČIĆ, L.; BONETA, Ž.; IVKOVIĆ, Ž. The (co-)construction of knowledge within initial teacher training: Experiences from Croatia. Center for Educational Policy Studies Journal, vol. 5, no. 2, p. 139–157, 2015.

Downloads

Publicado

2022-02-15

Como Citar

TEMPERA, T. B. C.; TINOCA, L. A. da F. O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10072, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10072. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072. Acesso em: 20 abr. 2024.