O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072Palavras-chave:
formação inicial, método de projeto, prática de ensinoResumo
A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.
Downloads
Metrics
Referências
ALARCÃO, Isabel; TAVARES, José. Supervisão da Prática Pedagógica - Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. 2nd ed. Coimbra: Almedina, 2018.
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em educação. 3a ed. Coimbra: Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2.
AMORIM, Aline; FERNANDES, Maria José. A Formação Inicial, a Prática Pedagógica e o Processo de se Tornar Professor. Práxis Educacional, vol. 14, no. 30, p. 85–110, 2018. https://doi.org/https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4362.
BRONKHORST, Larike H.; KOSTER, Bob; MEIJER, Paulien C.; WOLDMAN, Nienke; VERMUNT, Jan D. Exploring student teachers’ resistance to teacher education pedagogies. Teaching and Teacher Education, vol. 40, p. 73–82, 2014. DOI 10.1016/j.tate.2014.02.001. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2014.02.001.
CHOI, Junghee; LEE, Ju Ho; KIM, Booyuel. How does learner-centered education affect teacher self-efficacy? The case of project-based learning in Korea. Teaching and Teacher Education, vol. 85, p. 45–57, 2019. DOI 10.1016/j.tate.2019.05.005. Available at: https://doi.org/10.1016/j.tate.2019.05.005.
COHEN, Louis; MANION, Lawrence; MORRISON, Keith. Research methods in education. 8th ed. [S. l.]: Routledge Falmer, 2018.
CONDLIFFE, Barbara; QUINT, Janet; VISHER, Mary G; BANGSER, Michael R; DROHOJOWSKA, Sonia; SACO, Larissa; NELSON, Elizabeth. Project-Based Learning: A Literature Review. [S. l.: s. n.], 2017. Available at: https://s3-us-west-1.amazonaws.com/ler/MDRC+PBL+Literature+Review.pdf.
CRUZ, Giseli Barreto da. Ensino de didática e aprendizagem da docência na formação inicial de professores. Cadernos de Pesquisa, vol. 47, no. 166, p. 1166–1195, 2017. https://doi.org/10.1590/198053144323.
DARLING-HAMMOND, Linda; BARATZ-SNOWDEN, Joan. A good teacher in every classroom: Preparing the highly qualified teachers our children deserve. Educational Horizons, vol. 85, no. 2, p. 111–132, 2007. .
DIESEL, Daniela; MATOS, João Filipe. Espaços educativos inovadores e o olhar dos professores para a ação docente. Educação e Cultura Contemporânea, vol. 16, no. 43, p. 375–395, 2019. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20190018.
ESTRELA, Maria Teresa. Questões de profissionalidade e profissionalismo docente. 2001. Ser Professor no Limiar do séc. XXI [...]. [S. l.]: ISET, 2001. p. 113–142.
FERREIRA, Liliana; BRAIDO, Luiza; MARASCHIN, Mariglei; TONI, Dulcineia. Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia: O que Dizem os Projetos Pedagógios e Quais Sentidos Produzidos por Egressos. Práxis Educacional, vol. 16, no. 43, p. 117–133, 2020. https://doi.org/https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6774.
GALVÃO, Cecília; REIS, Pedro. O conhecimento profissional dos professores: O estágio de Sofia. Revista de Educação, vol. XI, no. 2, p. 165–178, 2002. Available at: http://hdl.handle.net/10451/4722.
GARMSTON, R; LIPTON, L; KAISER, K. A psicologia da supervisão. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia (ed.). A supervisão na formação de professores II. Da organização à pessoa. [S. l.]: Porto Editora, 2002. p. 17 ‑132.
GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina Muniz Rossa (Orgs.). Formação de professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedadogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. [S. l.]: FCC-DPE (Coleção Textos FCC, vol. 29), 2009. Available at: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/textos_fcc/arquivos/1463/arquivoAnexado.pdf.
KOSTIAINEN, Emma; UKSKOSKI, Tuija; RUOHOTIE-LYHTY, Maria; KAUPPINEN, Merja; KAINULAINEN, Johanna; MÄKINEN, Tommi. Meaningful learning in teacher education. Teaching and Teacher Education, vol. 71, p. 66–77, 2018. https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.12.009.
KRUEGER, Richard A.; CASEY, Mary Anne. Focus groups: A practical guide for applied research. 5th ed. [S. l.]: Sage Publications, 2014.
KWIETNIEWSKI, Katelyn. Literature Review on Project-Based Learning. Career & Technical Education Theses. 1, 2017. Available at: http://digitalcommons.buffalostate.edu/careereducation_theses/1.
LASAUSKIENE, Jolanta; RAUDUVAITE, Asta. Project-Based Learning at University: Teaching Experiences of Lecturers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 197, p. 788–792, 2015. DOI 10.1016/j.sbspro.2015.07.182. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.182.
LEE, Jean S; BLACKWELL, Sue; DRAKE, Jennifer; MORAN, Kathryn A. Taking a Leap of Faith: Redefining Teaching and Learning in Higher Education Through Project-Based Learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, vol. 8, no. 2, p. 3–13, 2014. https://doi.org/10.7771/1541-5015.1426.
NICU, Adriana. Policy and Practice of Initial Teacher Training. Procedia - Social and Behavioral Sciences, vol. 180, p. 80–86, 2015. DOI 10.1016/j.sbspro.2015.02.089. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.02.089.
NIEMI, Hannele. Active learning - A cultural change needed in teacher education and schools. Teaching and Teacher Education, vol. 18, no. 7, p. 763–780, 2002. https://doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00042-2.
RANGEL, Manuel; GONÇALVES, Cláudia. A Metodologia de Trabalho de Projeto na nossa prática pedagógica. Da investigação às práticas, vol. I, no. 3, p. 21–43, 2011.
SILVA, Maria. Projectos e Aprendizagens. 2005. Comunicação apresentada ao 2.o Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1o Ciclo, Porto, 24-25 Fevereiro 2005 [...]. [S. l.]: Porto: Areal, 2005.
SMITH, Kari. Mentoring - a profession within a profession. In: TILLEMA, Harm; WESTHUIZEN, Gert van; SMITH, Kari (eds.). Mentoring for Learning - Climbing the mountain. [S. l.]: Sense publishers, 2015. p. 283–298.
SUTHERLAND, Louise; HOWARD, Sarah; MARKAUSKAITE, Lina. Professional identity creation: Examining the development of beginning preservice teachers’ understanding of their work as teachers. Teaching and Teacher Education, vol. 26, no. 3, p. 455–465, 2010. DOI 10.1016/j.tate.2009.06.006. Available at: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2009.06.006.
TEMPERA, Tiago; TINOCA, Luís. Contributions of Project-Based Learning in Initial Teacher Education for Elementary School Teachers. 2020. Comunicação apresentada ao EDiTE Conference 2020 - International diversity in teacher and higher education research in the 21st century Conference [...]. [S. l.: s. n.], 2020. Available at: http://edite-events.elte.hu/.
VASCONCELOS, Teresa. Trabalho de Projeto como “ Pedagogia de Fronteira .” Da investigação às práticas, vol. 1, no. 3, p. 8–20, 2011. .
VIRTUE, Emilie E.; HINNANT-CRAWFORD, Brandi N. “We’re doing things that are meaningful”: Student Perspectives of Project-based Learning Across the Disciplines. The Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, vol. 13, no. 2, 2019. https://doi.org/https://doi.org/10.7771/1541-5015.1809.
VUJIČIĆ, L.; BONETA, Ž.; IVKOVIĆ, Ž. The (co-)construction of knowledge within initial teacher training: Experiences from Croatia. Center for Educational Policy Studies Journal, vol. 5, no. 2, p. 139–157, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.