O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10072

Palavras-chave:

formação inicial, método de projeto, prática de ensino

Resumo

A prática de ensino supervisionada do futuro professor é um período determinante para o desenvolvimento das suas práticas educativas e competências profissionais. Apesar de valorizarem a sua natureza ativa e interdisciplinar, muitos professores têm demonstrado dificuldades em implementar o Trabalho de Projeto nas suas práticas. Este estudo visa conhecer a forma como os futuros professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, integram o Trabalho de Projeto nos seus estágios de prática pedagógica. Os dados foram recolhidos através de entrevistas em grupo focal a dois grupos de estudantes de instituições diferentes, mas com modelos de formação semelhantes. Os resultados demonstram que os futuros professores valorizam e procuram contemplar o Trabalho de Projeto nas suas práticas educativas, atravessando algumas dificuldades na implementação desta metodologia, que poderiam ser atenuadas através de uma maior concertação entre a instituição formadora e as escolas de estágio, de modo a minimizar o hiato existente entre os modelos pedagógicos abordados na formação e as realidades educativas encontradas.

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Biografia do Autor

Tiago Bruno Correia Tempera, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutorando em Educação. Professor Assistente de Pedagogia e Matemática na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigador do UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Contribuição de autoria: Escrita – Primeira Redação. 

Luís Alexandre da Fonseca Tinoca, UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa - Portugal

Doutor em Educação. Professor Assistente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Investigador do UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Contribuição de autoria: Escrita – Revisão e Edição. 

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Publicado

2022-02-15

Como Citar

TEMPERA, T. B. C.; TINOCA, L. A. da F. O trabalho de projeto na prática de ensino de futuros professores do ensino básico em Portugal . Práxis Educacional, [S. l.], v. 18, n. 49, p. e10072, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10072. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10072. Acesso em: 23 maio. 2022.