Diversidade e inclusão nas turmas multisseriadas das Escolas das Águas do Pantanal (Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10808

Palavras-chave:

educação inclusiva, condições de acesso e permanência na escola, classe multisseriada

Resumo

A organização escolar multisseriada está presente nas Escolas das Águas, na região rural do Pantanal sul-mato-grossense. Este artigo tem como objetivo analisar as condições de diversidade e de inclusão nesse contexto. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, para conhecer opiniões e sentidos de professores dessas unidades escolares. As técnicas de coleta de dados empíricos envolveram observação das atividades na sede administrativa e em Escolas das Águas e entrevistas semiestruturadas com 20 professores dessas escolas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram sistematizados em dois eixos: contextualização das Escolas das Águas do Pantanal; e descrição e análise do trabalho docente em turmas multisseriadas dessas escolas, enfatizando a diversidade e a inclusão. O material empírico foi analisado em interlocução com a literatura especializada, sob o entendimento de que o discurso e o pensamento individual são construções sociais. Verificou-se que a situação de inclusão é vista como um desafio a mais nas classes multisseriadas. No entanto, há formas interessantes de organização do trabalho pedagógico nesse contexto. Conclui-se que a coeducação dos alunos de diferentes idades e “níveis” de conhecimento pode deixar de ser vista em referência à escola seriada (ou anual) e pode ser uma forma de criação e formação humana, uma resistência frente à escola fragmentada e multifacetada.

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Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

Doutor em Educação pela UFGD. Docente na UFGD; Programa de Pós-Graduação em Educação. Contribuição de autoria: Investigação, Escrita, Revisão e Edição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4755838697434676

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente na UFMS; Programa de Pós-Graduação em Educação. Bolsista do CNPq, PQ2. Contribuição de autoria: Supervisão, Escrita, Revisão e Edição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1429290076961055

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

NOZU, W. C. S.; KASSAR, M. de C. M. Diversidade e inclusão nas turmas multisseriadas das Escolas das Águas do Pantanal (Brasil). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10808, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10808. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10808. Acesso em: 12 nov. 2024.